Voltar

Política

Serpa exige construção imediata do novo bloco de rega no concelho

Política

Serpa exige construção imediata do novo bloco de rega no concelho


A Assembleia Municipal de Serpa lamentou o adiamento e exigiu a construção imediata do novo bloco de rega do Alqueva no concelho. A empresa gestora diz que fica para uma fase posterior devido ao orçamento disponível.

Numa moção, a Assembleia Municipal de Serpa, referiu que “não se conforma” com a decisão de “adiamento” da construção do Bloco de Rega de São Bento, a qual “defrauda as legítimas expectativas dos agricultores e dos habitantes do concelho”.

Por isso, o órgão municipal exigiu ao Governo, ao Ministério da Agricultura e à Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) que o bloco “seja construído imediatamente”.

A assembleia municipal apresentou “solidariedade [para com] todos os agricultores e demais afetados” pelo “adiamento” e, propôs, “em comunhão com outras entidades e em diferentes fóruns, bater-se pela construção” do bloco, o qual “permitirá um desenvolvimento mais integrado do concelho”.

A moção, apresentada pelos eleitos socialistas, foi aprovada por maioria, com os votos a favor de 25 (12 CDU, nove PS, três Chega e um PSD) dos 26 eleitos na Assembleia Municipal de Serpa, com a abstenção de um da CDU.

Segundo a moção, o presidente da EDIA, José Pedro Salema, explicou a redução da área de alguns blocos e o adiamento do lançamento de outros pelo “aumento dos custos de construção e de equipamentos”.

Em declarações à Lusa, José Pedro Salema disse que o Bloco de Rega de São Bento “ficou, de facto, para uma fase posterior” do Plano Nacional de Regadio (PNR), “face ao orçamento que havia disponível”.

As verbas são “limitadas” e “é preciso fazer alguma escolha nas opções das obras a infraestruturar em primeiro lugar”, indicou, informando que o projeto do bloco de São Bento “está pronto” e “não há propriamente obstáculos ambientais”.

Na moção, a assembleia municipal lembrou que o Governo, o Ministério da Agricultura e a EDIA tinham assumido em 2018 “o compromisso político” de ampliar a área de regadio do Alqueva de 120.000 para 170.000 hectares.

A ampliação prevê a construção de um novo bloco de rega no concelho de Serpa, o de São Bento, para beneficiar um total de 4.232 hectares.

O bloco será dividido em dois sub-blocos: o de São Bento, com 3.669 hectares na União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo, e o de Ficalho, com 563 hectares na Freguesia de Vila Verde de Ficalho.


Rádio Voz da Planície/Lusa


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.