Voltar

Sociedade

“setembro amarelo” sugere “A arquitetura e a Saúde Mental”

Sociedade

“setembro amarelo” sugere “A arquitetura e a Saúde Mental”


As iniciativas do “setembro amarelo” juntam, esta semana, em Beja, alunos do mestrado integrado em Arquitetura, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Lusíada de Lisboa. Esta atividade tem como pano de fundo o tema “A arquitetura e a Saúde Mental”, como objetivo pensar os espaços na ótica da prevenção do suicídio e apresentar propostas para a Rua da Lavoura onde estão os silos de Beja.

Acredita-se que há relação entre o bem-estar físico e mental e daí o “setembro amarelo” ter optado por um tema que pressupõe pensar a cidade e a arquitetura. A ideia é pedir ajuda aos arquitetos, pensando os espaços na ótica da prevenção do suicídio, mas também perceber o que pode trazer a arquitetura para esta área, no sentido de melhorar a qualidade de saúde. Para concretizar estes objetivos, o “setembro amarelo” desafiou a Universidade Lusíada, que enviou para Beja, uma turma do mestrado integrado em Arquitetura para desenvolver propostas para a reabilitação dos silos dos Moinhos de Santa Iria. As declarações são de Ana Matos Pires, presidente da Direção da ARIS, a entidade responsável pelas atividades “setembro amarelo”.

Os projetos são apresentados no final desta semana e ficam depois em exposição, na Santa Casa da Misericórdia de Beja, local onde está montada a oficina de trabalho da turma de mestrado integrado em Arquitetura, desde a passada segunda-feira, revela, igualmente, Ana Matos Pires.

Esta atividade termina sexta-feira, dia 21, com a realização de uma oficina de trabalho, durante a manhã, dedicada ao tema “Espaços na prevenção do suicídio”, que conta com a participação de Ana Matos Pires, de Sónia Farinha Silva e Maria Teresa Valadas, da ULSBA, assim como de Helena Botelho e Fernando Hipólito, da Faculdade de Arquitetura, da Universidade Lusíada de Lisboa.

Como resultado deste trabalho ficará patente ao público, na Santa Casa da Misericórdia, a exposição, com seis propostas para a Rua da Lavoura, em Beja, onde são apresentadas soluções para a reabilitação dos silos dos Moinhos de Santa Iria.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.