Voltar

Saúde

SIM: “É fundamental atenção e contratação de médicos para os lares”

Saúde

SIM: “É fundamental atenção e contratação de médicos para os lares”


O Sindicato Independente dos Médicos, desde março de 2020 que tem vindo a chamar a atenção para a necessidade de se protegerem os idosos, sobretudo aqueles que se encontram institucionalizados em lares e ERPI.

Esse apelo foi direcionado às ministras da Saúde e da Segurança Social e ao primeiro-ministro sem qualquer resposta. Hoje, são várias as notícias de surtos em mais de 20 lares de norte a sul do país, como o caso de Mértola em que há mais de 100 casos e cerca de uma dezena de mortes.

Segundo o SIM, os lares continuam sem quadro clínico próprio assim como grande maioria das ERPI, sejam eles privados ou do setor social, realidade agravada pelos vários lares clandestinos.

Quanto à atuação das Brigadas de Intervenção Rápida, anunciadas pela Segurança Social, o Sindicato indica que nada consta ainda e que já tinham alertado que apesar de boa, seria uma medida tardia e insuficiente.

O SIM reforça que apesar de existir um plano de vacinação, não deixará de exigir que os ministérios da Saúde e Segurança Social e o Poder Autárquico assumam responsabilidades e interiorizem que há todo um mundo além da COVID-19.

Posto isto, é urgente investir na prevenção, na deteção precoce e na contratação específica de profissionais para os lares, o Sindicato Independente dos Médicos exige ainda que todos os residentes em lares sejam englobados na primeira fase do plano de vacinação.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.