Voltar

Saúde

Sindicato prolonga até 22 de outubro greve dos médicos de família às horas extra

Saúde

Sindicato prolonga até 22 de outubro greve dos médicos de família às horas extra

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou um novo prolongamento, até 22 de outubro, da greve dos médicos às horas extraordinárias, que terminaria no dia 22 deste mês.

A greve, que começou em 24 de julho, terminava inicialmente a 22 de agosto, mas foi posteriormente prolongada até 22 de setembro. Justificando o novo prolongamento da greve, até 22 de outubro, o SIM invoca no seu portal a "incompreensível e desrespeitosa proposta governamental de um aumento médio, transversal a todos os médicos, de 3,6 por cento, para compensar uma perda de poder de compra de 22 por cento".

Após a sétima e última reunião negocial extraordinária no Ministério da Saúde, o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha, admitiu a "necessidade de manter o protesto", sem mencionar eventuais novas greves, face à falta de acordo sobre aumentos salariais para os médicos que trabalham no Serviço Nacional de Saúde (SNS). "O SNS continua a não ser uma prioridade", afirmou.

As negociações entre Governo e sindicatos dos médicos, pautadas por greves, iniciaram-se em 2022 sem que as partes tivessem chegado a um consenso sobre matérias fulcrais como a nova grelha salarial e o novo regime de dedicação plena.

Apesar da falta de acordo sobre a grelha salarial, o SIM considera positivo o fim das quotas para a transição das Unidades de Saúde Familiar modelo A para modelo B e a inclusão dos médicos de saúde pública no novo regime de dedicação plena.

O SIM realiza na quarta e na quinta-feira a primeira de duas greves na região de Lisboa e Vale do Tejo, a que se segue em 20 e 21 de setembro a segunda greve na região do Norte.

As greves regionais do SIM terminam em 27 e 28 de setembro com uma nova paralisação, a segunda, em Lisboa e Vale do Tejo.

As greves convocadas pelo SIM, em várias modalidades e regiões, decorrem desde julho, mês em que os médicos cumpriram três dias de uma paralisação nacional, nos dias 25, 26 e 27.

A 23 e 24 de agosto, os médicos internos (em formação) fizeram pela primeira vez greve, promovida pelo SIM.

O SIM expressou a sua disponibilidade para concertar "formas de luta" com a Federação Nacional dos Médicos (Fnam).


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.