Voltar

Economia

Situação financeira de 28% das famílias portuguesas piorou devido á pandemia

Economia

Situação financeira de 28% das famílias portuguesas piorou devido á pandemia


O Instituto Nacional de Estatística (INE) avançou com dados que indicam que, a pandemia teve impacto na situação financeira dos portugueses, sendo que 28% das famílias consideram que estão numa situação pior do que antes da pandemia.  

Segundo o Inquérito à Situação Financeira das Famílias de 2020, “69% das famílias em Portugal consideraram que a sua situação financeira era semelhante à anterior à pandemia, 28% consideraram que piorou e 3% consideraram que melhorou.” 

O INE conclui que "o impacto da pandemia na situação financeira e no rendimento das famílias foi maior nas famílias que dependiam do rendimento do trabalho no período anterior à pandemia". 

Nos casos em que, o indivíduo de referência, geralmente aquele que tem maior rendimento, estava a trabalhar antes da pandemia, a redução no rendimento foi mais frequente nas famílias de rendimento mais baixo. 

Os dados também revelam que, as situações de redução parcial do rendimento do trabalho foram mais comuns do que a perda de emprego ou a perda total de rendimento. 

O Instituto sublinha ainda que, "a percentagem de famílias em que o indivíduo de referência enfrentou estas diferentes situações foi, contudo, bastante diversa consoante o tipo de família, atingindo valores mais elevados para aqueles com níveis de rendimento e de escolaridade mais baixos". 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.