Voltar

Ambiente

Stress hídrico em Portugal. Disponibilidade de água reduziu 20% nos últimos 20 anos

Ambiente

Stress hídrico em Portugal. Disponibilidade de água reduziu 20% nos últimos 20 anos


A Agência Portuguesa do Ambiente apresentou um estudo que revela cenários preocupantes sobre o futuro dos recursos hídricos em Portugal, bem como um diagnóstico deste setor. Portugal encontra-se numa situação de "stress hídrico".

Grande parte do país encontra-se debaixo de uma situação de “stress hídrico”, entre a escassez elevada e extrema, revela o primeiro estudo realizado em Portugal sobre a água que temos, que gastamos ou que perdemos. 

Os cenários para o futuro são preocupantes, sendo que o pior se encontra na previsão para 2100, com uma redução de 49% do volume da água dos rios na zona do Algarve, assim como menos 29% de precipitação. 

Entre outros resultados, este primeiro estudo conclui que nos últimos 20 anos a disponibilidade de água reduziu-se cerca de 20%, prevendo-se que até final do século diminua entre 10% a 25%. 

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, acredita que os dados do “estudo de disponibilidades hídricas atuais e futuras” devem assinalar um “antes e depois”, no que diz respeito à água em Portugal. Entre outros aspetos, a água pode ficar mais cara onde é mais rara, que será a sul do país, e as licenças de utilização de água podem ser examinadas de outra forma. 

“Mais do que ficar preocupados, a palavra a usar agora é eficiência. A pergunta essencial é ‘como podemos fazer melhor com a água que temos?’. Temos de ter melhor capacidade de gestão, ser mais inteligentes”, sublinhou o ministro do Ambiente, realçando que, os planos de eficiência hídrica para o Algarve e para o Alentejo avançaram “mesmo a tempo”. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.