Voltar

Cultura

TSS 2020 começa em Vidigueira, neste sábado, dia 18

Cultura

TSS 2020 começa em Vidigueira, neste sábado, dia 18


A Igreja Matriz de São Cucufate, em Vila de Frades, concelho de Vidigueira, acolhe o primeiro concerto de 2020 do Terras sem Sombra (TSS). O grupo coral feminino checo Tiburtina Ensemble inaugura a 16ª temporada do festival. Vidigueira volta a receber “com muita honra” o evento que convida a conhecer, também, o sítio arqueológico de São Cucufate e os laranjais do concelho.

“Uma Breve Eternidade: Emoções e Comoções na Música Europeia (Séculos XII-XXI)” é o tema da 16ª edição do TSS, que tem este ano como país convidado a República Checa. E a música deste país da Europa Central chega na noite deste sábado, dia 18, à Igreja Matriz de São Cucufate, em Vila de Frades, apresentando as vozes de um grupo coral feminino. “Uma honra para Vidigueira”, afirma, o presidente da Câmara Rui Raposo, referindo-se ao facto, deste ser um festival que, “pelas suas características, contribui para a promoção/divulgação das potencialidades deste concelho que foi escolhido pelo TSS para receber o primeiro concerto do evento de 2020”.

José António Falcão, diretor-geral do TSS, apresenta o grupo que protagoniza o primeiro concerto da 16ª temporada do festival, o Tiburtina Ensemble, conjunto feminino checo, especializado em canto gregoriano e polifonia medieval.

O concerto tem início marcado para as 21.30 horas e realiza-se na Igreja Matriz de São Cucufate, em Vila de Frades, neste sábado, dia 18. Mas as propostas para o concelho de Vidigueira não se esgotam aqui e na tarde deste sábado, a partir das 15.00 horas, o festival convida a conhecer, melhor, o sítio arqueológico de São Cucufate, através de uma visita guiada pela arqueóloga Susana Correia e o historiador de Arte José António Falcão. No domingo, dia 19, as propostas levam população e músicos a fazer uma visita “No Jardim das Hespérides: os laranjais de Vidigueira” conduzida pelos agricultores José Francisco Raposo e Arlindo Ruivo.

O próximo concelho a mostrar-se/promover-se no TSS 2020 é o de Barrancos, no fim de semana de 1 e 2 de fevereiro.

Comente esta notícia

Está claro, sucinto e apelativo. Foi bom ter vindo ao RVP para ficar esclarecido.

Manuel Conceição

18/01/2020

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.