Voltar

Atualidade

Universidade de Évora desenvolve moléculas para tratamento de vários tipos de cancro

Atualidade

Universidade de Évora desenvolve moléculas para tratamento de vários tipos de cancro


Uma equipa de investigação liderada por Anthony Burke, professor do Departamento de Química da Universidade de Évora desenvolveu uma série de pequenas novas moléculas que mostram potencial para o tratamento de vários tipos de cancro. O desenvolvimento destas moléculas com potencial para o tratamento de cancro e alguns linfomas foi patenteado a nível europeu.

O investigador Anthony Burke, explica que “um tratamento para o linfoma difuso de grandes células B (DLBCL) – o tipo mais comum de linfoma -  é um objetivo muito importante, pois afeta muitas pessoas”, acrescentando que “as novas moléculas foram sintetizadas usando métodos químicos sustentáveis com catalisadores metálicos”

Segundo informação revelada pela Universidade de Évora (UÉ), os resultados foram obtidos Anthony Burke e Carolina Marques, investigadores do grupo Síntese Molecular da UÉ, um dos 11 grupos que integram o Laboratório Associado para a Química Verde, em conjunto com outros investigadores internacionais.

O investigador desta academia realça que a investigação na área da Química é “absolutamente fundamental” na deteção e tratamento do cancro, tendo em conta que esta doença é segunda causa de morte a nível mundial, com taxas de morbilidade altas. Além do mais, “estas moléculas também mostram atividade na área de doença de Alzheimer, principalmente na inibição de uma enzima importante para a progressão da doença”.

A Universidade de Évora destaca que este é mais um passo para o desenvolvimento de novas formas de tratamento do cancro, frisando que os investigadores desta instituição continuam a trabalhar na melhoria destas moléculas visando “aumentar a sua potência farmacológica”.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.