Voltar

Atualidade

Universidade de Évora integra projeto internacional de combate à desinformação

Atualidade

Universidade de Évora integra projeto internacional de combate à desinformação

A disseminação de rumores e notícias falsas, discursos de ódio contra minorias vulneráveis e assédio, através dos meios de comunicação social tornaram-se numa das principais ameaças para as democracias modernas.

Neste contexto, a União Europeia (UE) e UKRI acabam de dar o seu financiamento a um novo projeto de investigação transnacional cujo objetivo científico será conceber e desenvolver novas ferramentas automáticas para combater a ameaça da desinformação, com base no Processamento da Linguagem Natural (PLN) e na Inteligência Artificial (IA).

Ao longo da iniciativa HYBRIDS (Inteligência Híbrida para monitorizar, promover e analisar as transformações nas boas práticas democráticas) serão desenvolvidas diferentes técnicas de Aprendizagem Profunda (Deep Learning) com base numa análise exaustiva do discurso público sobre questões globais cruciais, tais como saúde, crise climática, euroceticismo ou imigração, que terá em conta tanto os meios de comunicação tradicionais como os conteúdos publicados através de redes sociais.

HYBRIDS é o resultado de um consórcio internacional liderado a partir de Santiago de Compostela (Espanha) pelo Centro de Investigação de Tecnologias Inteligentes (CiTIUS), e envolve um total de 14 membros (8 beneficiários - 6 parceiros) de 7 países europeus: França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Holanda e Reino Unido. Entre as instituições estão seis universidades, como a de Évora. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.