Voltar

Vestígios arqueológicos do EMFA reunidos em exposição

Vestígios arqueológicos do EMFA reunidos em exposição


"Sob a terra e as águas. 20 anos de Arqueologia entre Guadiana e Sado", é o mote para uma exposição que vai ser inaugurada, esta tarde, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja.

Esta exposição organizada pela Câmara Municipal de Beja, Direcção Regional de Cultura do Alentejo e EDIA-Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, constitui uma mostra dos resultados das intervenções arqueológicas realizadas no âmbito do EFMA-Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva e pretende dar a conhecer ao grande público os resultados de duas décadas de arqueologia preventiva, responsáveis por uma verdadeira revolução empírica do conhecimento arqueológico no Alentejo, divulgando o volume de trabalho realizado e a importância dos resultados científicos obtidos.

Os diversos sítios arqueológicos foram identificados não só pelo concelho, mas, também, pelo nome das freguesias onde se situam, com a correspondente referência à infraestrutura do EFMA cuja implementação motivou a realização dos trabalhos.

O espólio apresentado nesta mostra constitui uma selecção, necessariamente adaptada ao espaço expositivo disponível, dos muitos milhares de peças das mais diversas épocas recolhidos nas muitas centenas de intervenções arqueológicas realizadas na área de abrangência do EFMA. Muitos desses trabalhos vieram revolucionar os paradigmas teóricos existentes até ao início dos mesmos, sobretudo no que concerne à Pré-História Recente e à Proto-História, com implicações não só para esta região, mas, também, a nível nacional e internacional.




PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.