Voltar

Ambiente

Vidigueira com oliveira de 3700 anos: árvores com histórias em votação para escolher a Árvore de 2024

Ambiente

Vidigueira com oliveira de 3700 anos: árvores com histórias em votação para escolher a Árvore de 2024

Pela sua significância patrimonial, a oliveira milenar mais antiga da Herdade do Peso, em Pedrógão do Alentejo, no concelho de Vidigueira, encontra-se entre as candidatas a árvore europeia do ano no Tree of the Year 2024. Trata-se da oliveira datada mais antiga do País, com 3.712 anos de história.

Árvores com histórias, algumas de quase quatro mil anos, uma imagem de marca de uma freguesia, outra local de reunião de pescadores, outra com ligação a tradições fúnebres compõem a lista da árvore do ano para 2024.

São 10 árvores de todo o País, que entram a partir nas duas semanas finais de votação, com a vencedora a representar Portugal na edição europeia do “Tree of the Year 2024”.

A iniciativa, da União da Floresta Mediterrânica, leva a concurso um plátano, uma azinheira, uma camélia, um cedro, uma nogueira-do-japão, uma magnólia, duas oliveiras e dois sobreiros. A votação, online, começou a 30 de novembro e termina a 5 de janeiro.

No atual concurso, foram recebidas 44 candidaturas, tendo sido selecionadas as 10 finalistas. Predominaram, segundo o documento, as árvores em espaço urbano.

É possível votar na Árvore Grande de Alijó (Vila Real), um plátano de 167 anos que faz parte da história local e está presente no brasão da freguesia; na azinheira de São Brás de Alportel (Faro); na camélia-japoneira de Braga; no cedro gigante de Vila Real; ou na nogueira-do-japão que existe em Mafra há 200 anos.

De Mangualde, Viseu, entra a “Magnólia do Palácio” e de Abrantes, Santarém, a “Oliveira do Mouchão”, de 3.350 anos. Diz-se que os pescadores se reuniam ali e depois iam para os pesqueiros.

Mais velha ainda a oliveira da Herdade do Peso, em Pedrógão do Alentejo, no concelho de Vidigueira, com 3.712 anos, é aquela que pode ser a mais antiga do país.

As votações decorrem online até ao próximo dia 5 de janeiro em https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.