Voltar

Ambiente

Vinhos do Alentejo em destaque no “The New York Times” por programa de sustentabilidade

Ambiente

Vinhos do Alentejo em destaque no “The New York Times” por programa de sustentabilidade

O Alentejo foi referenciado pelo jornal americano “The New York Times”, como um dos destinos a visitar para ver um mundo "em mudança", devido ao programa de sustentabilidade de vinhos implementado. 

No artigo “52 Places for a Change World”, do jornal americano, foram destacados 52 destinos “para um mundo em mudança” que apostam num turismo sustentável. A Região Vitivinícola do Alentejo ocupa a 7ª posição da lista.  

A motivação por detrás deste reconhecimento internacional é a implementação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), que tem vindo a concretizar medidas de proteção da biodiversidade e entre outras, de redução no consumo de água nas adegas.  

“O planeta, as pessoas, e o progresso” então na base deste projeto, revelou João Barroso, coordenador do PSVA, ao “Diário do Alentejo” (DA), referindo igualmente que pretende “garantir, de facto uma produção vitivinícola com menos impactos negativos ao nível ambiental, mas não poderíamos fazê-lo se essas mudanças que pretendemos promover não fossem economicamente atrativas, e se, do mesmo modo, não viessem acompanhadas de boas e justas condições de trabalho”. 

Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, em declarações à Voz da Planície realça que, é com “grande satisfação” que vê o jornal americano a apontar o Alentejo como um local "a visitar e onde está a haver mudança e basearem esta mudança no Programa de Sustentabilidade de Vinhos do Alentejo", uma iniciativa pioneira em Portugal. 

Esta “é uma excelente notícia para o setor do vinho” e para o turismo, sublinha o presidente da CVRA. Espera que os visitantes “venham mais ao Alentejo” de forma a “conhecer aquilo que os produtores estão a fazer em termos de sustentabilidade” e que “levem estas experiências bem interiorizadas” para os seus países. Para Francisco Mateus o Alentejo merece esta referência especial, afirmando que os “nossos vinhos” são de facto “marcados por uma forma de trabalhar diferente.” 

O PSVA está no terreno desde 2015 e conta, até à data, com 483 membros associados que representam cerca de 11 mil hectares de vinha e 76 milhões de litros de vinho produzido. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.