Voltar

Economia

Vinipax mostra “cultura dos vinhos do Sul” em Beja

Economia

Vinipax mostra “cultura dos vinhos do Sul” em Beja

A Vinipax/Patrimónios do Sul está de regresso, de 30 de setembro a 2 de outubro, para mostrar “a cultura dos vinhos do Sul, das regiões do Alentejo, Algarve, Península de Setúbal e Tejo”. Conta com a participação de 37 expositores.

São 30 os expositores individuais, destes sete são do concelho de Beja, cinco de municípios convidados e dois de associações de produtores nesta “mostra vínica nacional de referência, desta vez integrada no conjunto de eventos designado por Patrimónios do Sul”. Uma iniciativa da Câmara de Beja, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

A Patrimónios do Sul “promove assim, a identidade do Sul do País ao nível económico, cultural e turístico, durante três dias. E a 13.ª edição da Vinipax, que integra este certame, será um espaço de afirmação dos mais emblemáticos vinhos da região alentejana e de outras regiões nacionais e estrangeiras. Os vinhos do Douro e do Porto são os protagonistas da região convidada e podem ser provados no dia 30 de setembro”, revela a organização.

Comissão Vitivinícola do Algarve, Associação de Produtores de Vinho de Talha, Município de Vidigueira com a Rota do Vinho de Talha, Município de Mértola com os seus vinhos, Município de Oeiras com os vinhos de Carcavelos, Município de Pinhel - Cidade do Vinho 2022 e o Município de Almendralejo também com os vinhos desta região espanhola são participações confirmadas.

"A Vinipax tem para oferecer, no programa deste ano, as habituais provas comentadas de vinhos, destaca os vinhos de Beja e o tradicional vinho de talha, tudo em estreita ligação com a gastronomia", no espaço “Sul à Mesa”.

Tudo isto foi revelado pelo Município de Beja no passado fim-de-semana na Casa do Alentejo, em Lisboa, e ontem, na capital de distrito, no Castelo, com a participação dos produtores de vinhos do concelho e “o histórico vinho de talha da Vidigueira”.

A empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) juntou-se à ação com a apresentação de alguns produtos de Alqueva para degustação, revelando, um pouco, do que vai ser o Mercado de Alqueva, integrado na Vinipax 2022.


A Câmara de Beja lembra, ainda, os cabeças de cartaz dos Patrimónios do Sul. 

DAMA, Calema e Sangre Ibérico vão atuar nos palcos, instalados, no Parque de Feiras e Exposições de Beja - Manuel de Castro e Brito, seguidos do DJ Paulo Costa, depois da meia-noite, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro.

“Manifestações culturais e espetáculos” são destaques de uma feira que apresenta, igualmente, "vinhos, produtos agroalimentares, turismo, biodiversidade, artes e ofícios, gastronomia, caça e pesca, tradição taurina e aves, a partir do dia 30 deste mês e até 2 de outubro, na capital de distrito.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.