Voltar

Discos, Entrevista

Conjunto!Evite editam “Suite Giacometti”

Conjunto!Evite editam “Suite Giacometti”

Discos, Entrevista

Conjunto!Evite acabam de lançar “Suite Giacometti”, um EP que nasce de um convite do Festival Giacometti 2023, em Ferreira do Alentejo, e que parte da tensão entre o ancestral e a modernização como força criativa central. O disco já se encontra disponível em todas as plataformas digitais e sucede à apresentação do single de avanço “Preciso D’Um Copo”, lançado em outubro. Esta viagem musical, um verdadeiro retrato sonoro do Alentejo entre passado e futuro, conta também com as participações de Ana Santos, violinista e compositora de Beringel, e o cantautor de Beja, Paulo Ribeiro. Sebastião Santos e Vicente Santos, dois elementos fundadores da banda, conversaram com a Rádio Voz da Planície e contam-nos como criaram as canções que compõem esta "Suite Giacometti".

Foto: Iolanda Pereira

imagens: Tiago Fezas Vital / Iolanda Pereira / Vicente Santos / DR

O projeto foi concebido a partir de cinco canções originais criadas para um espetáculo no festival que homenageia a memória e o legado de Michel Giacometti, etnólogo e investigador francês que dedicou a sua vida à recolha e preservação da música popular portuguesa. Inspirados pelas transformações sociais e ambientais vividas no Baixo Alentejo — nomeadamente pela mecanização intensiva dos olivais e amendoais — os Conjunto!Evite procuraram explorar esse confronto entre tradição e progresso, entre paisagens em mutação e memórias que persistem.

Para dar forma a esta “Suite Giacometti”, a banda convidou dois músicos alentejanos — Ana Santos e Paulo Ribeiro — cujas vozes e instrumentos se tornaram protagonistas deste universo. O violino de Ana Santos habita “Sol a Sol” e “Sem Sombra”, enquanto a voz de Paulo Ribeiro dá corpo a “Lenticular” e “Trono Gelado”. No single “Preciso D’Um Copo”, ambos participam em simultâneo, cruzando timbres e vivências para construir uma paisagem sonora que, como descrevem os músicos, “ecoa uma região dividida entre sonhos de oásis e pesadelos de deserto”.

Gravado entre os estúdios A Casinha e BKK, com captação de Bernardo Centeno, as bases instrumentais foram registadas em live take, onde o quinteto procurou recriar a energia sentida em palco. O trabalho de pós-produção prolongou-se no estúdio da banda, com atenção minuciosa a detalhes, timbres e efeitos. “Queríamos vozes claras, baterias com intenção e identidade, o piano elétrico quase omnipresente, guitarras com acidez e recorte, espaço para a acústica e para a lapsteel brilharem, e o violino e a voz como protagonistas — mas também quisemos tirá-los da zona de conforto”, sublinham.

A mistura ficou a cargo de Guilherme Vales e a masterização foi assinada por Carlos “Cajó” Vales. A componente visual do projeto foi fechada no Alentejo, com fotografias captadas por Iolanda Pereira nas ruínas do Mosteiro de Nossa Senhora do Castelo das Covas de Monfurado, e um videoclipe para o single de avanço realizado por Vicente Santos.

Formados em 2010, em Rio Maior, os Conjunto!Evite afirmam-se como um quinteto de “rock progadélico”, fundindo rock progressivo, psicadélica e ritmos do mundo. Atualmente compostos por Vicente Santos (teclados e voz), Fábio Neves (guitarra elétrica e lapsteel), Manuel Belo (guitarra elétrica e efeitos), Sebastião Santos (bateria e voz) e Zé Devesa (baixo), passaram por palcos como o Super Bock em Stock, Reverence Valada e Feira de Santiago. Com quatro discos editados — “Conjunto!Evite” (2014), “Ondas e Marés” (2016), “Se Isto É um Disco” (2019) e “Penso Logo Desisto” (2021) — regressam agora com um trabalho que prolonga a sua busca por novas formas de diálogo entre música, território e comunidade.

De acordo com Sebastião Santos e Vicente Santos, dois dos criadores do Conjunto!Evite, "Suite Giacometti", é uma viagem pelo Alentejo com memórias que os próprios guardaram ao longo de 10 anos e que retratam a transformação do território.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.