Voltar

Discos

RAIA e a viola campaniça em novo disco

RAIA e a viola campaniça em novo disco

Discos

RAIA, o projeto do músico alentejano António Bexiga, lançou o novo álbum Uádi, um disco-rio, que atravessa as margens da Raia Ibérica, feito de encontros e contaminações, onde a viola campaniça se deixa tocar por outras geografias, outras linguagens, outras mãos. Aos temas "Saias de Cinza", em parceria com OMIRI, e "Um Dia no Deserto", que conta com O Gajo e Thomas Attar Bellier, sucede-se agora o terceiro single "O Golpe", com a participação de Fio Manta, três grandes canções para ouvir na Rádio Voz da Planície.

Foto: RAIA

imagens: Mónica Batista / RAIA / DR

RAIA é o projeto-síntese do músico alentejano António Bexiga, que percorre as sonoridades da viola campaniça, nas suas fronteiras acústica e elétrica, analógica e digital, tradicional e experimental, ensaiada e instantânea, frequentemente em
diálogo com outras formas de arte, visuais ou de performance.

O novo disco intitulado Uádi, nasce num território povoado por aquilo a que o filósofo Timothy Morton chama de hiperobjetos — realidades tão vastas que escapam à nossa compreensão total — como o clima, os oceanos, o tempo profundo. Estão sempre à nossa volta, moldam as nossas vidas, mas nunca conseguimos vê-las por inteiro. A viola campaniça dá voz a um rio subterrâneo, invisível à superfície, mas sempre presente. A música evoca desertos que avançam, chuvas que se retraem, ciclos de abundância e escassez que ultrapassam qualquer fronteira humana. Tal como um hiperobjeto, Uádi é local e global ao mesmo tempo: fala da raia alentejana e, simultaneamente,
de um planeta em mutação.

Em Uádi não há uma paisagem "pura" ou "romântica". Há um território vivido, atravessado por rios que secam, climas que mudam, memórias culturais e vozesmcontemporâneas. A viola campaniça deixa de ser apenas símbolo de tradição intocada e transforma-se num veículo vivo , que atravessa eletrónica, colaborações e sonoridades híbridas.
Uádi mostra que a "natureza" não está fora de nós: somos parte do mesmo fluxo — do som, da terra, do clima, das tecnologias que moldam o presente.
Uádi é um canto de pertença a algo maior, imenso e misterioso, que ressoa dentro e para além de nós.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.