Voltar

CEBAL promove "Um dia com....Domingos Almeida"

CEBAL promove "Um dia com....Domingos Almeida"

O auditório da Escola Superior Agrária de Beja recebe, hoje, a partir das 15.00 horas a palestra "Gerir o Ciclo da Inovação na Fruta e Hortaliças Frescos Cortados" com Domingos Almeida.

Esta palestra surge no âmbito da iniciativa "Um dia Com...." promovida pelo CEBAL-Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.

A palestra vai abordar os produtos hortofrutícolas frescos cortados que se tornaram o segmento dominante das hortaliças e crescente na fruta. Nesta apresentação Domingos Almeida recorre à sua experiência no desenvolvimento de produtos e no processo de lançamento de um negócio nesta área para ilustrar a natureza do processo de inovação, desde a compreensão científica à incorporação do novo conhecimento em produtos e processos no complexo ambiente dos negócios. Serão discutidos os desafios da constituição e da implementação da gama no segmento.

Domingos Almeida doutorou-se em ciências hortícolas pela Universidade da Florida depois de se licenciar em engenharia agrícola e de obter o grau de mestre em horticultura, fruticultura e viticultura pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Agregado em engenharia agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde é actualmente professor e coordenador do Freshness Lab for Fruits and Vegetables, uma estrutura de investigação especializada na investigação de translação para as cadeias de valor hortofrutícolas. O seu trabalho sobre culturas e produtos hortofrutícolas combina conhecimentos e métodos de bioquímica, metabolismo e fisiologia e com princípios e ferramentas da engenharia para optimizar os sistemas de cultura e processos de transformação e de conservação de fruta e hortaliças e conceber a próxima geração de sistemas. É presidente da Associação Portuguesa de Horticultura e membro sénior da Ordem dos Engenheiros.
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.