Voltar

Fórum Beja com achados que ultrapassam o expectável

Fórum Beja com achados que ultrapassam o expectável


A Câmara Municipal de Beja anuncia, em nota de imprensa, que já terminou o processo de desmontagem do reservatório de água da Praça da República e que a sua retirada deixou a descoberto "um conjunto de estruturas arqueológicas do período romano" que "ultrapassa largamente o que era expectável".

No documento enviado à nossa redação, a Câmara de Beja refere que "o valor científico daquelas construções do fórum, a praça principal, da cidade de Pax Iulia e o estado de conservação em que se mantêm ultrapassa largamente aquilo que era expectável, constituindo uma verdadeira e boa surpresa quer para especialistas em arqueologia quer para profissionais do património, tanto à escala nacional como internacional". Achados, que segundo o vereador da Câmara de Beja, Manuel Oliveira vão ter uma importância determinante na compreensão do passado histórico da cidade.

É revelado, igualmente, que ficou visível "um exclusivo conjunto patrimonial (três templos, um tanque) que demonstra bem a grande importância da cidade na época romana" e que acresce "ao batistério paleo-cristão, à casa de moeda e às casas islâmicas" que já estavam a descoberto. Tudo isto proporciona um elevado potencial para atração de fluxos turísticos, sobretudo os relacionados com o turismo cultural, assegura o vereador Manuel Oliveira, garantindo que o centro histórico de Beja está a ser recuperado e valorizado e que vai conhecer uma realidade bem diferente a curto prazo.

Manuel Oliveira acrescentou que há muitas obras no centro histórico que contribuem, igualmente, para a sua valorização e que, em conjunto com o património existente, vão transformar este espaço da cidade.

As escavações no Fórum Beja vão continuar, "de modo a deixar apresentáveis as estruturas arqueológicas e a articulá-las com o edifício que se está a reabilitar", avança ainda, a autarquia bejense.


PUB
PUB

Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB

Concertos

Taylor Swift aterrou no aeroporto em Beja

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.