Voltar

Parceria entre investigação e produção ganha prémio Green Project Awards

Parceria entre investigação e produção ganha prémio Green Project Awards


A UCASUL e o CEBAL juntaram-se e desenvolveram um projecto sobre as potencialidades do bagaço da azeitona. Os resultados desta parceria entre a produção e a investigação deram origem ao prémio na categoria da investigação e desenvolvimento. 

A UCASUL - União de Cooperativas Agrícolas do Sul foi uma das entidades vencedoras da 6.ª edição dos prémios Green Project Awards (GPA) 2013 em Portugal. O projecto que deu origem ao prémio foi desenvolvido em parceria com o CEBAL, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo que estudou as potencialidades do bagaço da azeitona, como uma matéria-prima a valorizar.

A relação dos premiados foi revelada, esta terça-feira, numa cerimónia que teve lugar na Fundação Champalimaud, em Lisboa, e que contou com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

Foram distinguidas várias entidades em sete categorias distintas: Agricultura, Mar e Turismo; Investigação & Desenvolvimento; Information Technology; Gestão Eficiente de Recursos; Produto ou Serviço, Iniciativa de Mobilização SIC Notícias e Iniciativa Jovem.

A UCASUL foi a vencedora na categoria de Investigação e Desenvolvimento com o projecto Refinolea - valorização integrada de resíduos e subprodutos da extração de azeite. O projeto, desenvolvido em articulação com o CEBAL, tem uma visão inovadora sobre o bagaço de azeitona extratado. Numa altura em que a produção de azeite no Alentejo é a maior de sempre, a UCASUl teve a preocupação de o tratar como uma matéria-prima a valorizar e não como resíduo. O projeto pretendeu ainda estudar a implementação do bagaço extratado no conceito de biorrefinaria. Os resultados são muito positivos e dada a relevância desta fileira nos países mediterrânicos, este projeto pode ser uma grande oportunidade.

Carlos Martins, responsável da UCASUL regozija-se com o prémio e fala da sua importância na abertura de portas a novas parcerias.

Tendo em conta a importância da aproximação estratégica entre a investigação e a produção, o Presidente do CEBAL, Claudino Matos, investigador doutorado em engenharia zootécnica, fala da missão do CEBAL que é trabalhar com as empresas. 

A 6.ª edição do Green Project Awards ficou ainda marcada pela conferência "Mobilizar Portugal para a Economia Verde", na qual se debateram temas como: "A Competitividade de uma Economia Sustentável"; "A (R)evolução do setor primário como motor para o crescimento sustentável" e "Economia Verde: uma oportunidade para o crescimento".

Desde a sua criação em 2008, o Green Project Awards tem vindo a distinguir o mérito dos projetos que têm contribuído para promover a partilha de boas práticas que fomentem o empreendedorismo, a inovação, o desenvolvimento sustentável e a economia verde.


PUB
PUB

Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB

Concertos

Taylor Swift aterrou no aeroporto em Beja

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.