Voltar

Atualidade

Covid-19: denuncias sobre vacinação “indevida”. CA da ULSBA e coordenador do DICAD do Alentejo são os visados

Atualidade

Covid-19: denuncias sobre vacinação “indevida”. CA da ULSBA e coordenador do DICAD do Alentejo são os visados


Mais uma denuncia sobre vacinação, contra a Covid-19, “indevida”. Os visados são: Conselho de Administração da ULSBA e coordenador do DICAD do Alentejo. Na denuncia é referido que o CA da ULSBA foi vacinado “à frente de médicos, enfermeiros e funcionários da linha da frente” e que o “«coordenador regional da droga», Sardica, também já foi vacinado. Valeu-se de ser da direção do Lar Nobre Freire onde não trabalha”. Ambos os casos confirmam vacinação e explicam motivos pelos quais foram contemplados.

A denuncia remetida à Voz da Planície fala de “escândalo no hospital de Beja José Joaquim Fernandes”. E prossegue dizendo que O Conselho de Administração da ULSBA, (com exceção de uma vogal, Dra. Iria) foi todo vacinado à frente de vários médicos, enfermeiros e funcionários da linha da frente. Todo o Conselho de Administração mesmo o que não tem contato com doentes. Aliás este CA está escondido nas luxuosas instalações que colocaram fora do edifício do hospital."

A Voz da Planície ouviu o CA da ULSBA sobre estas acusações e o mesmo respondeu que “relativamente a email de denúncia a propósito de atos indevidos na administração de vacinas na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, o Conselho de Administração repudia tais afirmações, esclarecendo que: foi vacinado o Conselho de Administração da ULSBA, à exceção de um membro do CA que não quis. No entanto, é categoricamente FALSO que o Conselho de Administração tenha sido vacinado à frente de profissionais de saúde que estão na linha da frente de combate à Covid-19; todos os profissionais de saúde da linha da frente, elegíveis para vacinação, já haviam sido vacinados, exceto os que recusaram a toma da mesma.

No que concerne ao espaço ocupado pelo Conselho de Administração, e face à necessidade de aumentar a resposta no combate da pandemia COVID, o CA tomou a decisão de libertar o espaço do 6º piso do edifício hospitalar, onde se encontrava instalado, passando para uma estrutura provisória, composta por módulos de contentores pré-fabricados e usados, a qual referem como “luxuosas instalações”, decisão esta que permitiu ter disponíveis mais 10 camas de internamento de Medicina COVID”.

Relativamente à segunda parte da denúncia onde se pode ler que “o «coordenador regional da droga», Sardica, também já foi vacinado. Valeu-se de ser da direção do Lar Nobre Freire, onde não trabalha”, a nossa estação ouviu o visado, João Sardica, coordenador regional do DICAD da ARS Alentejo, tendo o mesmo esclarecido que foi “vacinado no final do mês de janeiro”, depois de ter sido “contactado” pelo seu “médico de família”, por ter “64 anos” e por ser “um doente de risco”. Avançou ter “problemas de coração” que o levaram mesmo a um “internamento, em 2019”. Explicou que levou a vacina, “na primeira fase do plano, que contempla como grupo prioritário de vacinação, os pacientes com 50 ou mais anos com pelo menos insuficiência cardíaca, doença coronária”, entre outras, por ser o seu caso. João Sardica revelou, ainda, que não pertence à direção do Nobre Freire "há mais de dois anos".


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.