Voltar

Atualidade

A “Feira das Bibliotecas” dá “visibilidade ao trabalho que desenvolvem”

Atualidade

A “Feira das Bibliotecas” dá “visibilidade ao trabalho que desenvolvem”


Começa hoje, na Biblioteca Municipal de Beja, a “Feira das Bibliotecas”. São 13 os municípios da CIMBAL e 13 as bibliotecas que vão mostrar o seu trabalho, ao longo deste ano, através desta iniciativa. O coordenador do projeto é o historiador Constantino Piçarra, que explica o que está programado no âmbito da “Feira das Bibliotecas”, no espaço “A semana vista por...”, no jornal das 17.00 horas, desta sexta-feira.

A organização da “Feira das Bibliotecas” está a cargo da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo, constituída em 2018 pela CIMBAL e pela DGBAL-Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. A iniciativa, que resulta de uma candidatura aprovada pelo ALENTEJO 2020, decorre, de forma itinerante, nas bibliotecas públicas dos 13 municípios da CIMBAL e tem como objetivo promover o trabalho desenvolvido pelas mesmas junto das pessoas das suas comunidades, sublinhando assim a importância estratégica destes equipamentos no território e no exercício de uma cidadania mais informada e consciente, através do contributo dos serviços prestados para o desenvolvimento pessoal e social.

Dar visibilidade às bibliotecas, enquanto prestadores de serviço público, para fora e para dentro é o grande propósito desta iniciativa, esclarece Constantino Piçarra, explicando como.

Esta iniciativa, que decorre durante 2 semanas em cada biblioteca da CIMBAL, apresenta um programa comum e outro autónomo, tendo em atenção as especificidades de cada espaço e do concelho onde está inserido, avançou, também, Constantino Piçarra.

A primeira Biblioteca a abrir as suas portas à “Feira das Bibliotecas” é a de Beja, nesta sexta-feira, dia 29, apresentando um vasto programa de atividades até 6 de abril. Constantino Piçarra referiu que sendo esta uma Biblioteca de referência, e a que tem mais dinâmica, fazia sentido começar na da capital de distrito.

A inauguração da “Feira das Bibliotecas” em Beja está marcada para as 18.00 horas, é no auditório e conta com as presenças do presidente da Câmara, Paulo Arsénio, do presidente da CIMBAL, Jorge Rosa e da secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.

Excertos da entrevista concedida à Voz da Planície por Constantino Piçarra, coordenador da “Feira das Bibliotecas” da CIMBAL e que pode ouvir nesta sexta-feira, na íntegra, no espaço “A semana vista por...”, no jornal das 17.00 horas.



PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.