Voltar

Economia

Agroalimentar representa 5,2% do total de exportações do país

Economia

Agroalimentar representa 5,2% do total de exportações do país


O sector agroalimentar gerou um volume de negócios de 18 mil milhões de euros em 2018 e apresenta boa autonomia financeira e ganhos na ordem dos 30% nos prazos de pagamento e recebimento. Muito relevante para a estratégia económica nacional, o sector agroalimentar representa 5,2% do total de exportações do país em valor. Estes são os resultado apresentados num estudo da Iberinform, filial da Crédito y Caución.

Lisboa, tem 13% do setor agroalimentar, o Porto 10% e Beja 9%. Estes são os distritos com maior número de empresas agroalimentares. No caso de Lisboa e Porto estão as companhias dedicadas à indústria, enquanto que os distritos de Beja e Évora são responsáveis pela componente agrícola, refere, igualmente, aquele estudo.

O sector agroalimentar nacional é composto por 24.607 empresas, 70% das quais microempresas, com uma média de três empregados e um volume médio de vendas de 128 mil euros. Estas empresas apresentam um grau de compromisso financeiro considerado bom, com uma diminuição da dependência de capitais alheios para o exercício da sua atividade e uma autonomia financeira de 43%, indicador que traduz uma melhoria de onze pontos percentuais face a 2017, referem os dados agora divulgados.

Ao que tudo indica o agroalimentar continua a cativar novos investimentos e nos primeiros oito meses deste ano já foram constituídas 1.145 novas empresas, um aumento homólogo de 13%, revela, ainda, o estudo em causa.

Pode ler o relatório completo aqui.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.