Voltar

Alvito recebe primeira conferência concelhia do "Radiografias"

Alvito recebe primeira conferência concelhia do "Radiografias"


Alvito recebe nesta segunda-feira, dia 10, a primeira conferência concelhia do "Radiografias", projecto que tem como entidade promotora, a Rota do Guadiana - Associação de Desenvolvimento Integrado.

O projecto "Radiografias" tem como objectivo dar a conhecer as potencialidades da região para melhor identificar as bases do crescimento sustentável, envolvendo os actores locais e regionais e convidando a participar especialistas nacionais, assim como internacionais, com provas dadas nas matérias a abordar. Tem ainda, como finalidade estimular o conceito de cidadania activa, participativa.

O projecto integra um programa radiofónico, semanal, em que são destacadas as potencialidades de cada um dos concelhos e das áreas mais relevantes, que vai para o ar, todas as segundas-feiras, na Voz da Planície de Beja.

O "Radiografias" assenta, igualmente, na realização de um ciclo de conferências concelhias e a de Alvito, a realizar nesta segunda-feira, é a primeira das 16 programadas.

David Machado, da Rota do Guadiana, a Associação promotora do projecto, identifica as várias conferências concelhias programadas para os 13 concelhos, que integram a NUT III do Baixo Alentejo, assim como as duas temáticas e a final, que encerra o ciclo previsto. David Machado faz também, a apresentação dos objectivos do projecto, destacando o facto de nas conferências concelhias se procurar despistar oportunidades para os concelhos da NUT III, assim como apontar caminhos para o futuro.

David Machado apresenta, igualmente, os objectivos da primeira conferência concelhia, a de Alvito, que tem como "pano de fundo", o tema: "Conhecer, Capacitar e Empreender", dizendo que este é um concelho que há muito se preocupa com as questões do desenvolvimento, assente sobretudo na promoção do turismo, cultural e do património.

A primeira conferência concelhia do "Radiografias", que é realizada nesta segunda-feira, dia 10, em Alvito, no Centro Cultural, tem como tema: "Conhecer, Capacitar e Empreender" e começa às 09.30 horas, para se prolongar até às 13.30 horas.

A conferência integra três painéis, o primeiro, que é também a sessão de abertura, tem como intervenientes o presidente da Câmara de Alvito, António João Valério, David Machado, da Rota do Guadiana, e David Serra, da Terras Dentro.

O segundo, com início previsto para as 10.00 horas é subordinado ao tema: "Desenvolvimento Local, Económico, Industrial" e conta com as participações de Carlos Martins, da UCASUL, de Pedro Duarte, da Herdade das Barras, de Francisco Trindade, ex-autarca, e de Elsa Branco, da Terras Dentro.

O terceiro e último painel é sobre: "Desenvolvimento Turístico, Cultural e do Património" e nele intervêm, o geógrafo Jorge Gaspar, António Coelho, da Escola Profissional de Alvito e Dina Monteiro, técnica de turismo.

Esta conferência é efectuada de forma interactiva, promovendo a participação do público que marcar presença no evento e destinando à intervenção do mesmo, dois períodos, um a seguir ao primeiro painel e depois um outro, a seguir ao terceiro e último painel, que marcará, igualmente, o final da iniciativa.

Comente esta notícia

Infelizmente, trata-se de um evento inquinado pela falta de democraticidade por parte do Presidente da Câmara Municipal der Alvito, o qual ignorou completamente os vereadores da oposição (que, por certo, constituem a maioria daquele órgão autárquico). Esta conferência faz-se no Centro Cultural de Alvito (propriedade do Município de Alvito), contando com a participação do Presidente Valério, como único representante daquele órgão. Pese embora a importância que reconheço a este tipo de iniciativas, creio que deve haver algum decoro na forma como são promovidas. Eu fui eleito vereador da Câmara Municipal de Alvito, aliás, na sequência de um programa/projecto público (o único!) que apresentava um conjunto de acções afins à temática do desenvolvimento local, sub-regional e regional. Lamentavelmente, o Presidente da Câmara Municipal de Alvito preferiu ter como parceiro neste evento a colaboração do seu n.º 5 da sua lista eleitoral, (CDU) - Dr. David Serra, Terras Dentro - esquecendo aqueles que legitimamente foram eleitos, entre os que me encontro. Muito mau exemplo, a poucos dias do 40.º aniversário da festa da Liberdade e da Democracia. Para maiores detalhes sobre o assunto, consultar : http://www.alvito-construir-o-futuro.pt/ Cumprimentos, Manuel Maria Feio Barroso

Manuel Maria Barroso

30/11/-0001

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Ornatos Violeta celebram 25 anos de “O monstro precisa de amigos”

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.