Voltar

Assinalam-se hoje 38 anos da Constituição da República Portuguesa

Assinalam-se hoje 38 anos da Constituição da República Portuguesa


Assinalam-se hoje, 38 anos da Constituição da República Portuguesa, considerada, em 1976, a mais avançada da Europa ocidental, em termos de organização económica e social. Os Reformados de Beja consideram que a mesma tem sido a ser desvirtuada.

Recorde-se que no dia 2 de Abril de 1976 foi aprovada na Assembleia Constituinte, pelos deputados dos partidos PSD, PS, MDP/CDE, PCP e UDP, a Constituição da República Portuguesa, que na sua origem tinha forte pendor socializante.

A Associação dos Reformados Pensionistas e Idosos do Concelho de Beja afirma contudo, em comunicado, que a Constituição começou bem cedo a ser ignorada, num processo de recuperação capitalista iniciado pelo primeiro Governo Constitucional liderado pelo PS e continuado pelos sucessivos governantes do PS e PSD, com ou sem CDS-PP.

Valverde Martins, da Direcção da Associação, diz que é preciso recordar nesta data, 38 anos depois da aprovação da Constituição da República Portuguesa, que esta lei é o garante e a pedra basilar da nossa democracia e que é preciso combater os atropelos, assim como as leias contrárias à sua letra e ao seu espírito.

Até ao momento, a Constituição de 1976, é a mais longa constituição portuguesa que alguma vez entrou em vigor, tendo mais de 32 000 palavras, na versão actual.

Estando há 37 anos em vigor e tendo recebido sete revisões constitucionais, em 1982, 1989, 1992, 1997, 2001, 2004 e 2005, a Constituição de 1976 já sofreu mais revisões do que a Carta Constitucional de 1826, a constituição portuguesa que mais tempo esteve em vigor, durante 72 anos, a qual, com cerca de 7000 palavras na versão original, recebeu somente 4 revisões.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.