Voltar

Economia

Alentejo vai ter "aceleradora" para comércio digital liderada pela Associação Comercial do Distrito de Beja

Economia

Alentejo vai ter "aceleradora" para comércio digital liderada pela Associação Comercial do Distrito de Beja


A capacitação tecnológica das empresas do Alentejo é o grande objetivo da aceleradora para o comércio digital que um consórcio liderado pela Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja (ACSTDB) vai implementar na região.

O projeto tem o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e, de acordo com um comunicado da associação sediada em Beja, terá por objetivo “capacitar digitalmente as empresas” da região.

“A mais-valia [deste projeto] é possibilitar às micro e pequenas empresas informatizar algum serviço que tenham, […] através de ajudas até dois mil euros a fundo perdido”, explicou o presidente da ACSTDB, João Rosa.

Segundo o responsável, a iniciativa “ainda está numa fase inicial”, estimando que o processo seja “operacionalizado entre o terceiro e quarto trimestre deste ano”. Para João Rosa, a capacitação digital “é, sem dúvida alguma, uma necessidade na região”.

“O nosso tecido empresarial tem poucas habilitações, pouca informação, e temos de trabalhar no sentido de isto ir melhorando”, acrescentou o presidente da associação.

Em comunicado, a ACSTDB explica que o consórcio por si liderado integra ainda associações empresariais e comerciais dos distritos de Santarém, Portalegre, Évora e Setúbal.

Na nota é ainda referido que o consórcio do Alentejo, juntamente com o do Algarve, liderado pela Associação dos Empresários de Quarteira e Vilamoura (AEQV), apresentaram o projeto BolMerc B2B – Aceleradora Alentejo e Algarve ao concurso do PRR destinado às Aceleradoras de Comércio Digital, tendo sido vencedores.

A iniciativa terá por objetivo “capacitar digitalmente as empresas de ambos os territórios, com recurso a ferramentas de diagnóstico e adaptando tecnologicamente as estruturas de apoio e proximidade com as diferentes associações e agentes públicos e privados”.

Os sete consórcios vencedores do concurso do PRR para a implementação de Aceleradoras de Comércio Digital foram revelados em 26 de abril, numa cerimónia em Lisboa, presidida pelo ministro da Economia, António Costa Silva.

O programa, com uma dotação total de 55 milhões de euros, “irá, em todo o território nacional, capacitar as micro, pequenas e médias empresas do comércio, serviços, restauração e similares, no seu desenvolvimento e maturidade digital”, explicou o Ministério em comunicado.

Ainda segundo o Ministério da Economia, a medida irá abranger 30 mil empresas e tem várias fases.

Entre os sete vencedores contam-se, além da ACSTDB e da AEQV, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), líder do consórcio da região Norte, o Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC-CCIC), líder do consórcio da região Centro, e a Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), líder do consórcio da Área Metropolitana de Lisboa.

Fazem também parte dos vencedores a Associação Comercial e Industrial do Funchal, Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM), líder do consórcio da Região Autónoma da Madeira, e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Associação Empresarial das Ilhas de São Miguel e Santa Maria (CCIPD), líder do consórcio da Região Autónoma dos Açores.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.