Voltar

Economia

Grupos económicos da Austrália e da Suécia na corrida à compra da Somincor

Economia

Grupos económicos da Austrália e da Suécia na corrida à compra da Somincor

Foto: Somincor

Três grupos australianos e um sueco estão na corrida à compra da Somincor, que detém a concessão da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, é avançado pelo "ECO - economia Online", lembrando que o negócio está avaliado em "mil milhões de euros".

"Um dos grupos australianos interessado é o South32, que junta mais dois grupos do mesmo país, mas cuja identidade não foi possível identificar. Os suecos da Boliden, uma mineira sediada em Estocolmo e especializada na extração e fundição de cobre e zinco" também estão nesta corrida, é referido pela mesma fonte.

"O processo de venda da Somincor está a ser conduzido diretamente a partir de Toronto e Vancouver, pelo Banque de Montréal (BMO) e uma equipa da Lundin Mining, que está a vender a operação em Portugal e também na Suécia, com vista a apostar no mercado Sul Americano" é revelado igualmente.

"De acordo com informação oficial da empresa, o processamento do minério em Neves-Corvo é feito através de duas lavarias. A Lavaria do Cobre processa aproximadamente por ano dois milhões e 600 mil toneladas de minério de cobre. Já a Lavaria do Zinco, que processa minério de zinco ou chumbo, tem capacidade de tratar anualmente cerca de dois milhões e meio de toneladas por ano" é, ainda, frisado.

O ECO revela, também, que "o Governo português afirma estar a acompanhar o processo, tendo em conta a relevância social e económica da Somincor para os trabalhadores, para a região e para o País” e que “exercerá as suas competências na garantia de pleno respeito das normas legais e laborais em vigor”. 


PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

Chico Baião em documentário pelo Coletivo Barafunda

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.