Voltar

Cultura

Auto de Natal da Trindade é apresentado neste sábado

Cultura

Auto de Natal da Trindade é apresentado neste sábado


É celebrado neste sábado, dia 12, o Auto de Natal da Trindade, que é apresentado na aldeia com o mesmo nome, na Rua de Santo André, às 18.30 horas. A peça tem a duração de três horas. Neste sábado é representado parte de um texto único e são homenageados os seus portadores.

Depois de 2 anos de interregno, o auto da Trindade é apresentado hoje, numa ação conjunta da comunidade e a Câmara Municipal de Beja/Biblioteca Municipal de Beja/Centro Unesco para a Salvaguarda do PCI, a União de Freguesias de Albernoa e Trindade, a delegação da Cruz Vermelha de Beja e a companhia de teatro Baal17. Esta manifestação é apoiada pelo Projeto 1234.REDES.

“O Auto de Natal da Trindade é uma manifestação cultural secular celebrada na aldeia de Trindade e que remete para uma tradição de teatros populares, que em tempos pontuavam a paisagem rural alentejana. Por força e tenacidade de Mariana Lopes e de um grupo de familiares e amigos, a Trindade é o último reduto onde ainda se faz levantar a peça com base num documento, escrito a pena, com vários séculos de história do qual dona Mariana Lopes é guardiã.”

Este retomar de uma história de séculos centrada na Trindade “é apenas o início pois pretende-se que este «ensaio assistido» ou apresentação resumida do longuíssimo auto, marque o início de um projeto de salvaguarda da manifestação que possibilite o seu estudo aprofundado, infelizmente ainda por realizar, e crie condições para que se possa levantar o Auto na sua totalidade convocando a comunidade da Trindade e de Beja para a sua representação no final de 2019.”

“Para além do valor histórico e da beleza e sabedoria dos versos que compõem o Auto, foi fator de coesão de uma comunidade durante décadas. Hoje é uma viagem à memória e àquilo que nos diferencia, àquilo que resiste apesar de todas as crises, é a representação de uma cultura legítima, de elevado valor, que tem ainda lugar na contemporaneidade e deve ser reconhecida como tal.” 


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.