Voltar

Economia

Câmara de Mértola aprova medidas de apoio aos empresários

Economia

Câmara de Mértola aprova medidas de apoio aos empresários


A Câmara Municipal de Mértola revela que aprovou várias medidas de apoio aos empresários do concelho, de modo a ajudar todos os que foram afetados pela pandemia.

“Relançar a dinâmica empresarial do concelho com programas de apoio, redução de pagamentos e incentivos ao consumo local” são algumas das prioridades para os próximos meses, explica a Câmara de Mértola.

Entre as medidas implementadas, destaque para a criação do programa de apoio direto à quebra de negócio/receita que, segundo explica a autarquia, visa apoiar os empresários que durante o período de emergência estiveram fechados ou com atividade muito reduzida. O programa é baseado na faturação média calculada com base em três períodos homólogos dos anos de 2014, 2016 e 2018, e avaliado em função de vários critérios.

Relativamente ao Programa “Adaptar”, do Governo, de Incentivo à Adaptação do Comércio e Serviços em contexto do Covid19, a autarquia frisa que “vai prestar apoio técnico na elaboração e acompanhamento das candidaturas às empresas que o solicitem”.

“Para os consumidores não domésticos que, por imposição legal fecharam ao público os seus espaços comerciais e para os consumidores industriais que produzam bens facilmente perecíveis”, a Câmara revela que “vai isentar o pagamento total da fatura da água, nos meses de maio, junho e julho”.

Ainda de acordo com o município, “outra das medidas para ajudar os restaurantes, cafés e similares é a suspensão da cobrança de taxas de ocupação da via pública durante o atual ano económico, até porque devido à necessidade de afastamento dos clientes, essas áreas poderão ser ampliadas”.

Além disso, “todos os estabelecimentos comerciais localizados nos espaços propriedade do município, que estiveram fechados devido à pandemia, estão isentos do pagamento de renda nos meses de maio e junho. A renda de julho terá uma redução de 50%”.

De forma a informar sobre todas as medidas em vigor, e sobre a diversa legislação que saiu sobre o tema, a Câmara decidiu criar “canais informativos preferenciais, para esclarecimento de dúvidas e procedimentos, em parceria com a Associação de Empresários do Vale do Guadiana, nas várias organizações com responsabilidade direta na gestão da economia social e financeira da Covid19”.

Por fim, “consciente do importante papel desempenhado pelos Bombeiros Voluntários de Mértola e pelas Instituições de Solidariedade Social do concelho no bem-estar de todos os mertolenses, e na resposta pronta perante as adversidades decorrentes da pandemia”, foi, ainda, “decidido a isenção de 50% na fatura da água destas instituições nos meses de maio, junho, julho”.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.