Voltar

Política

CDU de Aljustrel diz que autarquia tem museus do concelho ao “abandono”

Política

CDU de Aljustrel diz que autarquia tem museus do concelho ao “abandono”


A CDU de Aljustrel denuncia, em nota de imprensa, o que chama de “desinvestimento, abandono e falta de pessoal”, que na opinião da Coligação “ditam o estado a que chegaram os museus municipais” da sede de concelho e de Ervidel. A autarquia refuta as acusações de desinvestimento, diz que os funcionários são os mesmos e que o Núcleo Museológico de Ervidel pode ser visitado.

Aljustrel, refere a CDU, “possui um Museu Municipal/Núcleo de arqueologia, em funcionamento desde 2002, dedicado à arqueologia e história do concelho. Segundo a apresentação disponível no site do município: «O Museu Municipal de Aljustrel, depositário de grande parte do espólio arqueológico e etnográfico aqui recolhido, convida-o a realizar uma viagem no tempo, através dos artefactos utilizados pelos diversos povos que aqui se estabeleceram, desde os períodos mais remotos até à atualidade”. A CDU de Aljustrel acrescenta que “neste Museu é visível o desinvestimento da autarquia nas instalações e nos equipamentos, muitos deles obsoletos ou inoperacionais, onde é comum encontrar lâmpadas fundidas durante meses ou até anos; peças a deteriorarem-se à vista de todos, algumas dentro dos expositores a desfazerem-se por falta da manutenção; equipamentos elétricos obsoletos; materiais de apoio ao visitante arcaicos e o piso a necessitar de intervenção”. As declarações são do eleito da CDU de Aljustrel Manuel Nobre, que refere, ainda, o facto, “do Núcleo Museológico de Ervidel estar fechado há mais de seis anos e a deteriorar-se”.

Manuel Nobre frisou, ainda, que os eleitos pela CDU deixam o alerta de que"é urgente outra política, para garantir a existência de um verdadeiro serviço público de cultura".

A Voz da Planície contactou a Câmara Municipal de Aljustrel, no sentido de responder a estas acusações e o vereador Carlos Teles disse que a autarquia refuta as críticas relacionadas com o desinvestimento nos museus do concelho, explicou que o número de funcionários é o mesmo e que o Núcleo Museológico de Ervidel pode ser visitado, desde que seja contactado o Posto de Turismo, que se encarregará de colocar em prática esta possibilidade.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.