CEBAL
Esta palestra, agendada para as 12.00 horas, está integrada na iniciativa "Um dia com…" promovida pelo CEBAL-Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.

Actualmente existe uma necessidade urgente em reduzir a dependência de combustíveis fósseis, de modo a reduzir as emissões gasosas responsáveis pelas alterações climáticas. Nos últimos anos a procura de fontes de matérias-primas alternativas para a obtenção de combustíveis, de químicos e materiais tem-se intensificado. A biomassa de origem vegetal, que não se destina à alimentação humana ou animal, tem-se posicionado como uma das principais candidatas a fonte de matérias-primas, para transformação pela indústria química.

A palestra, de hoje, vai incidir sobre a valorização destas biomassas num contexto de biorrefinaria, conceito que derivou das tradicionais refinarias de petróleo, e que se define como um complexo que integra várias unidades transformadoras de biomassa por via química ou biológica para a obtenção de diferentes produtos de valor acrescentado, que incluem compostos químicos, combustíveis ou materiais.


Comente esta notícia