CEBAL

Esta é mais uma palestra que está integrada na iniciativa \"Um dia com....\" promovida pelo CEBAL-Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.

Face ao rápido crescimento da produção de biodiesel, de onde resultam elevadas quantidades de glicerol, o desenvolvimento de novas vias de conversão deste produto, em compostos de valor acrescentado, tem vindo a revelar-se uma área de grande interesse. De acordo com a investigação desenvolvida no laboratório de Isabel Coelhoso, demonstrou-se que o glicerol obtido a partir da produção de biodiesel pode ser usado na produção de um novo polissacárido usando a bactéria Enterobacter A47, com elevada produtividade.

Na palestra vão ser abordadas as duas possíveis aplicações deste novo polissacárido, quer como material de embalagem para produtos alimentares, quer como membranas para desidratação de solventes.

Isabel Coelhoso é Professora Auxiliar do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora do Laboratório Associado Requinte-Rede de Química e Tecnologia.
 


Comente esta notícia