Voltar

Agricultura

CNA: "Agricultores afectados pela tempestade devem ser compensados com celeridade"

Agricultura

CNA: "Agricultores afectados pela tempestade devem ser compensados com celeridade"

Foto: CNA

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) manifesta, em nota de imprensa, "toda a sua solidariedade às populações e agricultores afectados pela tempestade Kristen, que deixou um rasto de destruição de Norte a Sul do país, incluindo vítimas mortais a lamentar". Também refere a CNA que "os prejuízos causados na Agricultura foram avultados em culturas e infra-estruturas: floresta devastada, árvores de fruto e oliveiras arrancadas, estufas destruídas, vinhas arrasadas, campos de hortícolas e pastos alagados, muros, abrigos para animais e armazéns muito danificados".

A CNA, bem como as suas associadas nas diversas regiões do país, pretendem pressionar o Ministério da Agricultura, para que se faça um levantamento rápido, junto dos agricultores, dos prejuízos causados pela última intempérie e pedem a "simplificação dos processos administrativos e que as indemnizações e os apoios se concretizem e cheguem de forma célere aos produtores".

A Confederação também reforça os seus argumentos dizendo que "além da necessidade de apoios ao “Restabelecimento do Potencial Produtivo” para fazer face aos prejuízos mais imediatos e para recuperação das explorações agro-alimentares, os agricultores sofrerão avultadas perdas de rendimento nos próximos meses, e até anos, pela impossibilidade de comercialização da produção destruída ou fortemente afectada, e estas perdas devem ser compensadas com uma ajuda excepcional a fundo perdido".

Ao mesmo tempo, a CNA alerta para a situação dos "caminhos de acesso aos campos, instalações elétricas, valas e canais", que necessitam de limpeza urgente para que os agricultores possam manter a sua atividade.

"Os agricultores, que já se encontram numa situação de fragilidade, com elevados custos de
produção e perdas de rendimentos acumuladas, devido aos baixos preços pagos à produção, não podem suportar mais esta contrariedade", adianta a Confederação.

As "situações climatéricas adversas cada vez mais frequentes e intensas" são motivo de preocupação, como tal a CNA reitera que "o Governo deve trabalhar antecipada e preventivamente em soluções de médio e longo prazos para a estabilidade produtiva e financeira dos produtores".

Como conclusão, a CNA apresenta mais um argumento de peso para compensar os agricultores, "a reclamação pela concretização de Seguros Agrícolas Públicos, adequados à realidade das produções e da Agricultura Familiar, já que os existentes não são adequados à maioria dos agricultores".


PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Discos

Pedro Abreu apresenta "O Outro Lado" dia 7 de fevereiro

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.