Voltar

Desporto

Concelho de Ourique recebe prova de acesso ao Mundial de gravel

Desporto

Concelho de Ourique recebe prova de acesso ao Mundial de gravel

Foto: Freepik

O concelho de Ourique, no distrito de Beja, recebe este fim de semana a primeira edição do UCI Alentejo Gravel, prova que poderá dar acesso ao Mundial desta variante do ciclismo, a disputar na Austrália em 2026.

“Vai ser um grande evento”, frisou à agência Lusa João Cabreira, da empresa que organiza a competição, apoiada pela Câmara Municipal de Ourique e pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

João Cabreira referiu que estão inscritos mais de 800 ciclistas, de 37 nacionalidades, e assumiu: “As expectativas são que a prova seja um sucesso. São Pedro parece que nos vai ajudar e esperamos que tudo corra dentro da normalidade”.

A primeira edição do UCI Alentejo Gravel será constituída por dois percursos, um de 87 quilómetros e outro de 119, que serão percorridos pelos participantes na manhã de domingo, a partir das 09:00.

A iniciativa integra ainda no seu programa o evento Gravel Kids, destinado aos mais novos, no sábado, e uma caminhada, na manhã do dia seguinte, além de uma exposição de produtos endógenos.

Para o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, este será “o maior evento desportivo que o concelho recebe nos últimos anos”.

“É uma prova que vai afirmar o nome de Ourique e afirmar aquelas que são as nossas condições naturais para a prática deste tipo de desportos”, disse o autarca à Lusa, acrescentando tratar-se de “um momento importante” para o concelho e para região.

O presidente da câmara municipal referiu ainda que o gravel, disputado maioritariamente em caminhos de gravilha ou trilhos, “tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos”, sendo “uma modalidade para a qual Ourique e a região tem condições de excelência para a sua prática, fruto daquilo que é o seu espaço natural”.

Já o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, disse ser “um orgulho” para a região receber um evento desta natureza.

“É um investimento estratégico porque internacionaliza a região”, afirmou.

José Manuel Santos considerou que o Alentejo “não conseguiu este evento por acaso, mas sim por apostar em centros de ‘cycling’ desde há 10 anos”, garantindo: “O Alentejo acredita no turismo em bicicleta, acredita no gravel e este evento, que reunirá os melhores intérpretes internacionais desta disciplina, contribuirá para termos pessoas em Ourique e no Baixo Alentejo”, disse.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.