Voltar

Cuba: inaugura mostra "Cante Alentejano - Cancioneiro Ilustrado" na Casa Fialho de Almeida

Cuba: inaugura mostra "Cante Alentejano - Cancioneiro Ilustrado" na Casa Fialho de Almeida

O Museu Literário Casa Fialho de Almeida, em Cuba, inaugura este sábado, dia 5, a exposição CANTE ALENTEJANO - CANCIONEIRO ILUSTRADO. Com início pelas 17:30, a iniciativa conta com a presença do autor, Fernando Estevens, que para além de inaugurar a mostra irá também apresentar o livro, com o mesmo nome, que constitui, simultaneamente, o catálogo da exposição.

"Esta exposição, que estará patente em Cuba até ao final de setembro, consiste na mostra de 18 múltiplos, cujo tema central é o Cante Alentejano. O autor ilustra 18 modas do Cancioneiro Popular alentejano, a partir de um exercício invertido de semiótica. As letras das modas são interpretadas e traduzidas graficamente, recriando-se, em cada uma, apontamentos que refletem o ideário programático e estético desenvolvido pelo autor nos últimos anos.

As ilustrações apresentam um vocabulário gráfico desenvolvido a partir de uma intencional dimensão ingénua, inscrito numa grelha de construção clássica, recorrendo, simultaneamente, a uma paleta cromática, que vai misturando as tradicionais cores do Alentejo ao longo das quatro estações do ano.

O autor, cujas raízes estão no Alentejo, utiliza esta forma de expressão plástica para manifestar a sua ligação de alma à excecional expressão musical que é o cante alentejano", refere a autarquia.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.