Voltar

Cuba prepara criação Casa-Museu Fialho de Almeida

Cuba prepara criação Casa-Museu Fialho de Almeida


O Município de Cuba acaba de ver aprovado o projeto de Requalificação e Valorização da Casa Fialho de Almeida, prevendo agora o arranque da obra para Setembro. A intervenção contempla a criação da Casa-Museu do escritor, mas também, a construção do Museu Rural e Etnográfico da vila de Cuba. 

A ideia, estruturada pela autarquia em colaboração com a Associação Fialho de Almeida, é manter e valorizar a parte relacionada com o escritor e dessa forma divulgar pelos mais variados meios a sua obra, e ao mesmo tempo criar um Museu temático que evidencie a história da ruralidade local, numa perspetiva de valorização patrimonial e de racionalização de custos, valorizando o espólio existente propriedade do Município.

Localizada bem no centro da vila de Cuba, a casa de residência será conservada e adaptada controladamente para que possa ser devolvida à memória do escritor, permitindo que nela se promova a sua obra, assim como a produção e apresentação artísticas. João Português, presidente da Câmara de Cuba, fala da homenagem que é devolver à população a casa que deu vida a Fialho de Almeida e explica o que vai ser este espaço.

João Português revelou ainda, que vai ser construído outro núcleo museológico e recuperada a adega da casa.

O presidente da Câmara frisa que, para além do impacto social e cultural positivo que esta operação promove, salienta-se o impacto económico positivo e direto que a requalificação do imóvel trará, criando postos de trabalho e dinamizando o comércio local e regional. A par disso, importa ainda destacar o aumento da oferta/procura turística, sendo expectável transitar dos atuais três mil visitantes ano, para números na ordem dos 10 mil visitantes, a atingir nos próximos cinco anos.

A conclusão da obra está prevista para Julho de 2017 e o valor do investimento estimado para a Requalificação e Valorização da Casa Fialho de Almeida em Cuba é de 826 mil euros, financiados em 85% pelo Programa Operacional Regional do Alentejo (no domínio do património natural e cultural).


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.