Voltar

Economia

“Desemprego” é a maior preocupação dos “líderes empresariais mundiais”

Economia

“Desemprego” é a maior preocupação dos “líderes empresariais mundiais”


«De acordo com o mapa interativo “Riscos Regionais dos Negócios 2020”, do Fórum Económico Mundial, o “desemprego” é a maior preocupação dos líderes empresariais mundiais. As “crises fiscais” que ocupavam o primeiro lugar em 2019 descem este ano para o terceiro lugar. 

As “doenças infeciosas” subiram 28 lugares no ranking e ocupam o segundo lugar, sendo o risco mais recorrente a ocupar o Top 10 em todas as regiões, exceto na Ásia do Sul. As regiões alvo desta pesquisa incluem Ásia-Pacífico, Eurásia, Europa, América Latina e Caribe, Médio Oriente e Norte de África, América do Norte, Ásia do Sul e África Subsaariana. O questionário analisa 30 riscos, incluindo ataques terroristas, fenómenos meteorológicos extremos e colapsos ou crises de Estado.

Embora no top dos riscos estejam principalmente os económicos, os riscos relacionados com o clima estão, também, a ter especial atenção este ano, com as “catástrofes naturais” (que sobem sete lugares), os “fenómenos meteorológicos extremos” (sobem cinco), a “perda da biodiversidade” e “colapso dos ecossistemas” (sobem oito) e a “falha de adaptação às alterações climáticas” (sobem dois) a merecerem lugares de destaque. Outras alterações significativas verificam-se ao nível das “catástrofes ambientais provocadas pelo homem” (a descer seis lugares), a “falha de planeamento urbano” (desce sete) e os “ataques terroristas” (a descer nove).

“As disrupções de emprego causadas pela pandemia, o aumento da automação e a transição para economias mais verdes são fundamentalmente mercados de trabalho em evolução. Ao sairmos desta crise, os líderes têm uma oportunidade única para criar novos empregos, com rendimentos dignos, e redesenhar redes de segurança social que correspondam aos desafios dos mercados de trabalho de amanhã”, refere Saadia Zahidi, Managing Director do Fórum Económico Mundial.»



«Metodologia

As conclusões do “Riscos Regionais dos Negócios 2020” têm por base 12.012 respostas de líderes empresariais de 127 países. Foi pedido aos participantes que, de uma lista de 30 riscos globais, selecionassem "os cinco riscos globais mais preocupantes na realização de negócios no seu país nos próximos 10 anos". Esta pergunta está incluída na Pesquisa de Opinião de Executivos anual, que faz parte do Relatório de Competitividade Global do Fórum Económico Mundial. A edição de 2020 do “Relatório de Competitividade Global” será publicada a 18 de novembro.»



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.