De acordo com a informação da EMAS, entre as "principais vantagens desta tecnologia destaca-se a recolha automática de dados de consumo com maior frequência e fiabilidade, permitindo uma monitorização mais eficaz dos consumos e uma faturação mais rigorosa, baseada em consumos reais". Também estes contadores dispensam o "acesso ao interior das habitações para efeitos de leitura, tornando-o mais cómodo para os consumidores e mais eficiente e seguro para os serviços".
Através da telemetria é possível detetar fugas e consumos fora do habitual, de forma precoce, "contribuindo para a redução das perdas de água e para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos".
A EMAS sublinha que esta campanha visa reforçar "o seu compromisso com a modernização dos serviços prestados, a inovação tecnológica, a sustentabilidade ambiental e a melhoria contínua da qualidade de vida da população do concelho de Beja".
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com