Voltar

Entrudanças começa hoje em Entradas

Entrudanças começa hoje em Entradas

Foto: CMCastroVerde

Bailes, concertos e oficinas de dança são destaques do festival Entrudanças, que arranca esta sexta-feira em Entradas, a partir das 18h00, para celebrar o Carnaval com uma “verdadeira viagem pela tradição e pela partilha de culturas”. O evento, que decorre em vários pontos da vila, é organizado pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Castro Verde, conjuntamente com a Associação Pédexumbo. O tema desta edição é “Dançar com Voz”.

“Durante três dias, o festival propõe uma verdadeira viagem pela tradição e pela partilha de culturas, reunindo bailes, concertos, oficinas de dança, passeios, visitas, gastronomia e exposições, com propostas nacionais e internacionais, sem esquecer o cante, a viola campaniça e o artesanato local”, destacou o município.

A edição de 2026 do festival Entrudanças arranca oficialmente pelas 18:00 desta sexta-feira e tem na música um dos seus maiores atrativos.

Pelos palcos instalados na Praça Zeca Afonso e no centro recreativo vão passar, entre outros, os grupos portugueses Moços da Viola Campaniça, Recanto, Bella Ciao e Trigueirinha, assim como os franceses François Badeau, Mox e Mbraia.

Momentos de cante alentejano com diversos grupos corais da região e animação musical nos restaurantes e cafés locais são outros dos destaques do certame.

O programa do Entrudanças 2026 conta ainda com diversas oficinas de dança, passeios de campo, atividades no polo da biblioteca municipal e ‘workshops’ ligados à gastronomia regional.

No âmbito do evento, a associação Pédexumbo, sediada em Évora, está a dinamizar no concelho de Castro Verde a quarta edição do projeto artístico comunitário “Pessoas cheias de território”, que envolve crianças e idosos.

Este ano, o projeto tem como mote “Dança com voz” e conta com a direção artística de Rui Pinho Aires, músico, percussionista, vocalista, compositor, produtor musical e ‘sound designer’.

Segundo a associação, a iniciativa conta com a participação “de cerca de 160 pessoas”, incluindo alunos do 1.º ciclo do ensino básico, assim como de utentes do Lar Frei Manoel das Entradas e da ART – Associação de Respostas Terapêuticas.

A apresentação pública do projeto está prevista para a tarde de sábado, pelas 14:30, em Entradas, quando “uma grande orquestra de percussão” sair à rua “em formato de arruada, celebrando publicamente o processo artístico vivido com os participantes locais”, indicou a associação.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.