Voltar

Economia

"Escassez da produção leva a subida inevitável do preço do azeite", frisa Associação Casa do Azeite

Economia

"Escassez da produção leva a subida inevitável do preço do azeite", frisa Associação Casa do Azeite

Foto: Pixabay

A escassez da produção de azeite, sobretudo em Espanha, o maior produtor mundial, e o aumento do custo da matéria-prima ditaram uma subida “inevitável” do preço para o consumidor, adiantou a Casa do Azeite - Associação do Azeite de Portugal.

O preço do azeite subiu 69% em janeiro em Portugal, registando o maior aumento homólogo do produto, que na média da União Europeia (UE) aumentou 50%, segundo dados divulgados pelo Eurostat.

“A subida do preço do azeite deve-se, sobretudo, à escassez da produção principalmente em Espanha, que é o maior produtor mundial”, explicou a secretária-geral da Casa do Azeite, Mariana Matos.

Para a Casa do Azeite, a subida do preço para o consumidor final “era inevitável” com o aumento exponencial da matéria-prima na origem.

“Ainda há uns meses se noticiava que os espanhóis vinham a Portugal comprar azeite por ser mais barato aqui do que em Espanha, o que parece significar que os aumentos de preço ao longo da cadeia de valor do azeite foram mais lentos em Portugal, mas mais tarde ou mais cedo teriam que se repercutir no preço final do produto”, é frisado por esta associação.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.