Voltar

Educação

Escolas de Beja encerradas devido à greve dos trabalhadores não docentes

Educação

Escolas de Beja encerradas devido à greve dos trabalhadores não docentes


As escolas do ensino básico Mário Beirão, Santa Maria e Santiago Maior assim como, as secundárias D.Manuel I e Diogo de Gouveia, na cidade de Beja estão encerradas devido à greve dos trabalhadores não docentes.

Este protesto, decretado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, levou ao encerramento de várias escolas em diversos pontos do País.

A Federação revela em comunicado como principais reivindicações “o fim da precariedade e a integração dos actuais trabalhadores precários e a contratação imediata de mais 6000 trabalhadores para os quadros”. Para além disso, exige ainda “uma nova portaria de rácios e dignificação salarial e funcional, o fim do processo de desresponsabilização do Estado central e de descentralização/municipalização da escola pública” e ainda uma “escola pública universal, inclusiva e de qualidade”.

De acordo com o sindicato estes profissionais têm múltiplas funções, como o apoio directo aos professores, a segurança, a portaria e a higienização das salas, muitas vezes têm também que estar atentos a alunos com necessidades educativas especiais.

Segundo o sindicato, a actual portaria de rácios não tem em conta vários aspectos, como é o caso da tipologia da escola, o número de salas ou mesmo esses alunos com necessidades educativas especiais.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.