Voltar

Europeias 2014: Portugal elege 21 deputados a 25 de Maio

Europeias 2014: Portugal elege 21 deputados a 25 de Maio


De cinco em cinco anos, os cidadãos europeus escolhem quem os vai representar no Parlamento Europeu. Um acto eleitoral marcado, em Portugal, por elevados níveis de abstenção, que começamos a perspectivar na jornada de hoje e que ocorre a 25 de Maio deste ano.

O Parlamento Europeu, a instituição directamente eleita e que defende os interesses dos cidadãos da Europa, no processo de tomada de decisões da União Europeia, vai ter, depois do acto eleitoral de 2014, 21 deputados portugueses.

As listas de candidatos ao Parlamento Europeu (PE) dos partidos com assento parlamentar, e outros, incluindo movimentos independentes de cidadãos, já são conhecidas e é sobre elas que vai recair a escolha dos portugueses.

A \"corrida\" oficial para as Eleições Europeias 2014 começou a 10 de Setembro, do ano passado, com o lançamento da campanha de informação e de sensibilização do Parlamento Europeu, mas continuará para além das eleições, até à escolha do próximo presidente da Comissão Europeia, pelo recém-eleito Parlamento.

O PCP concorre, às Europeias 2014, coligado com "Os Verdes" e o cabeça de lista, da Coligação Democrática Unitária (CDU), é João Ferreira. Ilda Figueiredo, que foi deputada ao PE 16 anos, é a mandatária da lista da CDU, que integra também, entre outros, nomes como o de Inês Zuber, actual deputada ao PE, e José Maria Pós-de-Mina, que presidiu a Câmara de Moura, até às autárquicas de 2013.

Para o candidato José Maria-Pós-de-Mina, as Europeias 2014 são uma excelente oportunidade para a população passar um "cartão vermelho" ao Governo e para se discutir aquilo que se passa no País, com destaque para as imposições estrangeiras, protagonizadas pela troika.

Sobre os elevados níveis de abstenção, que caracteriza, de cinco em cinco anos, este acto eleitoral, em Portugal, José Maria Pós-de-Mina considera que têm a ver com o facto, das pessoas continuarem a considerar o PE algo que está distante e porque o número de candidatos também é menor, comparando com outros actos eleitorais. Para José Maria Pós-de Mina é preciso contrariar a tendência para a abstenção, através da discussão desta problemática e frisou que essa deve ser também, uma preocupação dos candidatos ao PE.

Para obter todas as informações sobre as Europeias deste ano, basta aceder ao sítio www.eleicoes2014.eu.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.