Voltar

Exposição sobre o Sport Clube Mineiro Aljustrelense

Exposição sobre o Sport Clube Mineiro Aljustrelense


"Sport Clube Mineiro Aljustrelense - Um património de Aljustrel" é o mote para uma exposição que vai ser inaugurada, esta arte, às 18.00 horas, no Museu Municipal de Aljustrel.

Integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano tem como tema "Desporto-Património de Todos", o Museu Municipal decidiu realizar esta exposição sobre o clube desportivo mais representativo do concelho.

Na mostra são divulgados alguns dos objectos que marcaram a história deste clube, acarinhado por todos os aljustrelenses, quer residam dentro ou fora do concelho.

Nesta exposição é contada, através de cartazes, a história rica em acontecimentos do clube e a dos primórdios do desporto em Aljustrel.

Embora já se praticasse futebol em Aljustrel e aqui existissem vários clubes, nomeadamente o União Foot-Ball Club (1922), o Vitória Foot-Ball Club Aljustrelense (1923) ou o Esperança Atlético Clube (1924), entre outros, foi em 1928, que o grande clube da terra mineira vê o dia, quando um grupo de jovens decide formar o Sport Mineiro Foot-Ball Club, que mais tarde mudou o nome para Sport Clube Mineiro Aljustrelense (SCMA).

Em 1929, o SCMA vence o seu primeiro torneio particular contra o Estrela e o União. Mas, será somente a 25 de maio de 1933 que serão aprovados os seus primeiros estatutos e formalizado o seu processo de legalização.

Com o eclodir da 2ª Grande Guerra, muitos jogadores foram cumprir serviço militar ou procuraram trabalho noutros locais. Foram momentos difíceis que reduziram quase por completo a actividade desportiva em Aljustrel, que só viria a ter nova vida depois da guerra. Na época 1948/49, o SCMA tornou-se Campeão Distrital e disputou a 2ª Divisão Nacional, onde se manteve durante duas épocas.

A partir de 1949, o clube alargou as suas actividades às modalidades de ginástica, ténis, pingue-pongue, tiro e hóquei em patins. Ainda chegaram a ser criadas secções de basquetebol, de atletismo, de campismo e de andebol, entretanto extintas. Em 1995, foi criada a secção de patinagem artística.

As cores do clube foram escolhidas, durante uma reunião no "Café do Espanhol", quando o Sr. Custódio Alhinho propôs as cores azul, branco e vermelha, após ter sido inspirado por uma embalagem de papel de mortalha contendo essas cores, que apanhara do chão. É de acrescentar, que devido ao facto das minas de Aljustrel pertencerem aos belgas, o clube também chegou a utilizar as cores da bandeira belga, vermelho, amarelo e preto.




PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.