Voltar

Atualidade

Festival B 2019 promete programação cultural “intensa” em junho

Atualidade

Festival B 2019 promete programação cultural “intensa” em junho


A Câmara de Beja fez a apresentação, no terraço do Museu Regional, da programação por dias, palcos e iniciativas do Festival B 2019. O evento, que tem como tema os 350 anos das Cartas Portuguesas de Mariana Alcoforado, promete uma programação cultural “intensa” para o mês de junho, em que a descoberta, ou a redescoberta, do centro histórico da cidade é um dos objetivos.

O Festival B não se esgota no mês de junho, mas a maior parte da programação incide em quatro dos seus dias, ou seja a 27, 28, 29 e 30. Nestes dias cerca de 40 artistas/grupos criarão, propositadamente, para o evento mais de 20 espetáculos de diferentes disciplinas artísticas e géneros, através de fusões e de identificação com o universo de Mariana Alcoforado. Um dos aspetos inovadores do Festival B é a realização de residências artísticas e da conceção de espetáculos próprios.

O presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, destacou a aposta na mudança da localização de alguns palcos e na promoção de uma das “maiores” histórias da região, ou seja a de Mariana Alcoforado, associada à descoberta, ou à redescoberta, do centro histórico da cidade, que convida a conhecer, entre outros espaços, o terraço do Museu Regional e o Pátio das Laranjeiras.

O programa é vasto e começa logo a 1 de junho, com a homenagem a Leonel Borrela, frisou o diretor artístico do Festival B. Paulo Ribeiro destacou todos os espetáculos agendados para o evento, especialmente nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho, mas fez questão de sugerir um deles, o 100 Passos – 12 Canções de Amor, de Paulo Abreu de Lima, encomendado propositadamente para a celebração deste ano.

Durante a apresentação do programa do Festival B foram revelados, também, dois dos temas criados no âmbito do espetáculo 100 Passos – 12 Canções de Amor, de Paulo Abreu de Lima, que convidou 6 músicos para interpretar os seus poemas, musicados pelo autor, com o contributo de Valter Rolo. Os Cantadores do Desassossego interpretaram, igualmente, nesta sessão, a moda que fizeram dedicada a Mariana Alcoforado.

Nesta apresentação foi divulgado, ainda, o filme 3D, da autoria de António Paisana, o vinho com a marca Mariana Alcoforado, da Herdade do Rocim, com o nome da freira de Beja, em tinto, branco e rosé e o chocolate criado por Mestre Cacau, com o nome “Lágrimas de Mariana”.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Ornatos Violeta celebram 25 anos de “O monstro precisa de amigos”

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.