Voltar

Educação

Greve dos trabalhadores não docentes pode levar ao encerramento de escolas

Educação

Greve dos trabalhadores não docentes pode levar ao encerramento de escolas


A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais marcou, para hoje, uma greve dos trabalhadores não docentes. Um protesto que pode levar ao encerramento de diversas escolas por falta de pessoal que assegure o normal funcionamento das mesmas.

Os assistentes operacionais vão protestar contra a falta de pessoal, que tem causado, em vários pontos do País, o encerramento parcial e integral de vários estabelecimentos de ensino no início deste ano lectivo.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais afirma em comunicado como principais reivindicações “o fim da precariedade e a integração dos actuais trabalhadores precários e a contratação imediata de mais 6000 trabalhadores para os quadros”. Para além disso, exige ainda “uma nova portaria de rácios e dignificação salarial e funcional, o fim do processo de desresponsabilização do Estado central e de descentralização/municipalização da escola pública” e ainda uma “escola pública universal, inclusiva e de qualidade”.

De acordo com o sindicato estes profissionais têm múltiplas funções, como o apoio directo aos professores, a segurança, a portaria e a higienização das salas, muitas vezes têm também que estar atentos a alunos com necessidades educativas especiais.

Segundo o sindicato, a actual portaria de rácios não tem em conta vários aspectos, como é o caso da tipologia da escola, o número de salas ou mesmo esses alunos com necessidades educativas especiais.



PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.