Voltar

Atualizada 11:15

Groove Alentejo mostra a capacidade criativa da região

Atualizada 11:15

Groove Alentejo mostra a capacidade criativa da região


O CRBA - Conservatório Regional do Baixo Alentejo já fez a apresentação, em Beja, do Groove Alentejo 2016 - Festival Internacional de Percussão. Um festival que reúne criação, prática cultural e património.

Na apresentação deste projeto, de âmbito internacional, o CRBA contou com as presenças da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, de Maria Manuel Gantes, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, de Sónia Calvário, vereadora da Câmara de Beja, de Francisco Duarte, presidente do Conselho de Administração do Conservatório e do diretor Executivo desta instituição, Mauro Dilema.

Ana Paula Amendoeira frisou que a entidade que dirige decidiu, desde a primeira hora, apoiar este projeto que, nas suas palavras, promove as capacidades criativas da região, mostrando os seus valores artísticos, numa iniciativa que se pretende que venha a ser de referência para o Alentejo e país.

Francisco Duarte salientou a importância do projeto abranger os concelhos de Beja e Castro Verde, assim como o impacto que pode vir a ter na promoção do turismo, esperando neste setor resultados efetivos.

Sónia Calvário salientou o facto de se tratar de uma iniciativa inovadora que vai trazer mais pessoas ao Alentejo, situação que, na sua opinião, vai contribuir para o desenvolvimento da região.

Maria Manuel Gantes revelou que a ERT do Alentejo e Ribatejo considera que este é um projeto de interesse turístico e referiu que por isso mesmo, mereceu desde o início o apoio desta entidade.

O Groove é um projeto artístico de nível internacional, na área da música, que está a ser pensado há dois anos e que Mauro Dilema, diretor do CRBA, considera arrojado, mas também, de grande interesse para o Conservatório, para Beja e Castro Verde.

O Groove Alentejo 2016, com reconhecido interesse cultural, por parte do Ministério da Cultura, conta com o apoio das câmaras do Baixo Alentejo, associados do CRBA, da Direção Regional da Cultura do Alentejo, da Turismo Alentejo, de empresas privadas e de organizações internacionais, que no seu conjunto permitem que este projeto se mostre à comunidade, referiu, igualmente, Mauro Dilema.

O Groove inclui um concurso internacional de composição para instrumentos de percussão, que na 1ª edição recaí sobre o "Cante ao Menino", com divulgação da peça vencedora marcada para o dia 18 de junho.

O Groove promove ainda, um concurso de performance para instrumentos de percussão, com concertos, jam sessions, master classes, eliminatórias e final cuja peça obrigatória a executar pelos finalistas será a vencedora do concurso de composição e decorre de 1 a 8 de outubro, assim como um ciclo de concertos, a desenvolver no âmbito do acordo de parceria celebrado com a Direção Regional da Cultura e o CRBA, inserido no Festival Internacional de Percussão do Alentejo e a realizar a partir de outubro de 2016 e até dezembro de 2017.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.