Voltar

Hoje comemora-se o Dia mundial da Criança

Hoje comemora-se o Dia mundial da Criança


Hoje comemora-se o Dia Mundial da Criança. Esta foi uma data criada em 1950, alguns anos após o fim da II Guerra Mundial, para sensibilizar a comunidade internacional para os problemas que atingiam tantas crianças no mundo. As celebrações do dia 1 de junho acontecem um pouco por todo o distrito.

Começamos por Beja, cidade que sugere “Brincar de ler”, na Biblioteca entre as 17.00 e as 18.00 horas. Há, também, diversas atividades, das 17.00 às 19.00 horas, no Jardim Público: capoeira, pela Gingarte; ginástica e jogos tradicionais, pelo projeto Com_vida; ioga, com o Beja Educa + Sucesso Escolar; Centro de Ciência da Água, pela EMAS e CEBAL e ainda modelagem de balões.

A Câmara Municipal de Beja assinala o Dia Mundial da Criança, hoje, dia 1 de junho, também, através da oferta de "uma mochila com um objeto lúdico a todos os alunos de pré-escolar e 1º ciclo do ensino público, do concelho de Beja. Dentro das mochilas para os alunos de 1º ciclo, a oferta do jogo da corda pretende motivar para o exercício físico e para a aquisição de competências motoras. Os alunos de pré-escolar recebem na sua mochila o jetex, um jogo de construção que pode ser explorado entre pares ou com o adulto."

Amanhã, Jorge Serafim inaugura, no Centro UNESCO, em Beja, a exposição “A palavra não confina” e é realizada uma conversa com o contador/autor, às 18.30 horas, no mesmo local.

Em Aljustrel, a data é assinalada com todos os alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo do concelho, com momentos de animação infantil e palhaços, das 09.30 às 12.30 horas.

Alvito comemora esta data com atividades nas piscinas municipais, jogos, insufláveis, música, mural para colorir e muita brincadeira, oferta do livro "Quando o Covid-19 chegou", que tem a participação dos alunos do 3º ano do Agrupamento de Escolas.

Em Castro Verde, o programa de atividades começa hoje e vai até dia 3. Hoje a diversão é com mascotes e canções, no âmbito de um espetáculo infantil que animará os Centros Escolares e Jardins de Infância de Castro Verde, no Jardim de Infância do Lar Jacinto Faleiro, e nas Escolas Básicas e Jardins de Infância de Entradas e Santa Bárbara de Padrões. Dia 3, a animação é na rua com espetáculo infantil itinerante, que percorrerá as ruas da vila.

Mértola promove, em todas as escolas básicas e jardins de infância do concelho, iniciativas de diversão e brincadeiras.

Ourique realiza uma sessão extra de cinema no domingo, 6 de junho, pelas 16 horas, no Cine -Teatro Sousa Telles, com a exibição do filme “Tom & Jerry”, para maiores de 6 anos, com uma duração de 101 minutos. Os bilhetes para a sessão de cinema são gratuitos, devendo ser levantados previamente no Cine -Teatro Sousa Telles, sujeitos à lotação resultante das regras da DGS.

Em Serpa, os mais novos podem assistir hoje, à apresentação do Corcunda de Notre Dame, no Cineteatro Municipal, às 18.30 horas. Neste mesmo horário, este espetáculo é apresentado amanhã em Brinches, na Sociedade Recriativa e depois dia 3, quarta-feira, em Vale de Vargo, no salão Polivalente.

Vidigueira celebra a data, a partir das 15.00 horas, no Complexo de Piscinas Carlos Goes, com animações várias, insuflável gigante, passeio em comboio e turístico pela vila.

Nesta data recordamos que continua a haver muitas crianças que ainda não têm os seus direitos assegurados e por isso mesmo recordamos, os 10 direitos consagrados, na Declaração Universal dos Direitos das Crianças:

  1. Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.

  2. Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica.

  3. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa a sua cor, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.

  4. Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.

  5. Todas as crianças têm direito a um nome e nacionalidade.

  6. Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico.

  7. As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.

  8. Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.

  9. Todas as crianças têm direito à educação.

  10. Todas as crianças têm direito de não serem violentadas verbalmente ou serem agredidas pela sociedade.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.