Voltar

Atualidade Feriados

Hoje é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Atualidade Feriados

Hoje é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Foto: Freepik

Esta segunda-feira, dia 10, celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, data que assinala, todos os anos, a morte do poeta Luís Vaz de Camões. Trata-se de uma efeméride que homenageia Portugal, os portugueses, a cultura lusófona e as comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo.

"O 10 de junho começou por ser um feriado municipal em Lisboa, dedicado a Camões, elevado pelo Estado Novo a feriado nacional, como o «Dia de Camões, de Portugal e da Raça». Com o 25 de abril, este dia passou a ser designado como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses", pode ler-se no Site do Centro de Informação Europeia Jacques Delors. 

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça, epíteto criado por António de Oliveira Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944 em memória das vítimas da Guerra Colonial portuguesa. A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial. Com uma filosofia diferente, em 1978 a Terceira República converteu-o no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


PUB
PUB
PUB

Música, Entrevistas

Dreia apresenta a sua primeira canção "Traz o que é meu"

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.