Voltar

Economia

Investidores chineses procuraram novas oportunidades no Alentejo e visitaram aeroporto de Beja

Economia

Investidores chineses procuraram novas oportunidades no Alentejo e visitaram aeroporto de Beja

A visita foi no passado dia 23 e nela foi mostrado o interesse no aeroporto de Beja, que “poderá vir a ser desenvolvido como hub logístico internacional” entre Portugal e China, iniciativa que recebeu a atenção de investidores chineses.

De referir que o Grupo Monte do Pasto, atualmente detido pela Cesl Ásia, uma empresa com sede em Macau, organizou, no passado dia 23, uma visita às suas instalações, que contou com a presença do embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang, acompanhado de uma conselheira económica e comercial da embaixada. Nesta iniciativa marcaram presença, igualmente, vários representantes do Governo português, entre eles o ministro das Infraestruturas, João Galamba, e a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O convite que trouxe investidores chineses ao Alentejo partiu do presidente da Cesl Ásia, António Trindade, e teve como objetivo demonstrar as "oportunidades de colaboração entre Portugal e China em áreas-chave para o desenvolvimento sustentável da região do Alentejo".

Segundo a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, como se pode ler na sua página de Facebook, nesta visita foi partilhada, também, “a experiência da empresa macaense no desenvolvimento da plataforma Macau-Portugal e o potencial para se explorarem soluções inovadoras na fileira de valor da agropecuária”.

Igualmente nas redes sociais, o presidente da Cesl Ásia, António Trindade, acrescenta as matérias que foram avaliadas no caso do aeroporto de Beja.

Segundo António Trindade, a “visita ao aeroporto de Beja serviu para discutir o seu futuro como um hub na Europa Ocidental para operadores de logística e carga aérea chineses. Com a vantagem de uma localização estratégica, o aeroporto de Beja, em articulação com uma companhia aérea de baixo custo chinesa, poderá vir a ser desenvolvido como o hub logístico internacional que faltava” para as relações comerciais, via aérea, com a China.

O Monte do Pasto enviou à Voz da Planície uma nota de imprensa, dando conta desta iniciativa e da presença de governantes nacionais e chineses no concelho de Cuba, onde esta exploração "tem sede social registada e 90 por cento das suas explorações".

A nossa rádio sabe que foi o Monte do Pasto que efetuou os convites aos decisores - locais, nomeadamente aos presidentes das autarquias de Cuba e Alvito, regionais, designadamente os presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRAlentejo), Ceia da Sila, e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERT), Vítor Silva, assim como aos nacionais e internacionais - que participaram nesta delegação económica e política.

Neste contexto, a Voz da Planície chegou à fala com o presidente da Câmara Municipal de Cuba, no sentido de fazer o balanço da iniciativa. João Português revelou que declinou o convite.

A nossa rádio contactou, ainda, José Efigénio, presidente da Câmara Municipal de Alvito, localidade onde foi servido um almoço, na Pousada, preparado pelos alunos da Escola Profissional, onde se deu a conhecer a carne True Born, certificada do “Prado ao Prato”, segundo o comunicado do Monte do Pasto, mas não foi bem-sucedida.



PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.