Voltar

Júri Internacional do concurso de azeite Ovibeja reúne-se em Beja

Júri Internacional do concurso de azeite Ovibeja reúne-se em Beja


O júri do IV Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra-Prémio Ovibeja reúne-se, no final desta semana, em Beja para apreciar e decidir os vencedores.

O júri do IV Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra-Prémio Ovibeja, composto por 40 provadores altamente qualificados e credenciados pelo COI-Conselho Oleícola Internacional, reúne-se, no final desta semana, em Beja para apreciar e decidir os vencedores.

Esta edição, a mais participada de sempre, recebeu mais de 100 amostras de azeite provenientes de produtores de todo o mundo, para além dos habituais países concorrentes, como Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Chile, Argentina, este ano foram entregues amostras provenientes do Uruguai, da Eslovénia, de Israel, entre outros.

O Concurso Prémio Ovibeja, promovido pela ACOS-Agricultores do Sul e pela Casa do Azeite, é já uma referência a nível internacional e a prová-lo está o facto de estar classificado como o 2º com maior notoriedade, entre os principais 19 concursos internacionais, no ranking dos "50 Melhores Azeites do Mundo", imediatamente a seguir ao concurso Mário Solinas, do COI-Conselho Oleícola Internacional.

Mariana Matos, da Casa do Azeite, afirma que a qualidade dos azeites a concurso é tal que vai ser muito difícil a tarefa do júri para selecionar os vencedores.

Os melhores azeites de vários pontos do mundo vão ser dados a conhecer aos visitantes da Ovibeja que podem prová-los, em primeira mão, no Pavilhão Sabor Alentejo, entre os dias 30 de Abril e 4 de Maio. Para Mariana Matos esta é praticamente uma oportunidade única para os consumires provarem azeites que dificilmente são encontrados em Portugal.

Os azeites vão ser classificados em 4 categorias de acordo com o tipo e intensidade: Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso. Os prémios vão ser entregues na Ovibeja, a 3 de Maio, dia dedicado especialmente ao sector do azeite.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.