Voltar

Sociedade Atualizada 15:50

Lisboa recebe hoje seminário promovido pela Plataforma Alentejo

Sociedade Atualizada 15:50

Lisboa recebe hoje seminário promovido pela Plataforma Alentejo


Depois de Évora, e com balanço positivo, a Plataforma Alentejo está a realizar nesta sexta-feira, o segundo seminário desta semana, nas instalações da Reitoria da Universidade de Lisboa, em parceria com a Rede MOV. Transporte ferroviário regional no Alentejo Acessibilidades, Sustentabilidade e Território é o mote deste seminário que está a decorrer perto dos centros de decisão, com sala cheia.

Recorde-se que a Plataforma Alentejo defende uma estratégia integrada de acessibilidade sustentável do Alentejo nas ligações nacional e internacional e que as realizações desta semana têm como propósito a necessidade de se encontrar entendimento e de se procurar saber se faz sentido o que se está a solicitar, daí os convites efetuados aos especialistas na área dos transportes que marcam presença.

Hoje, em Lisboa, na discussão do tema: “Transporte ferroviário regional no Alentejo Acessibilidades, Sustentabilidade e Território” estão a ser abordadas as potencialidades da ferrovia regional; a acessibilidade ferroviária e ordenamento do território; economia e financiamento do transporte ferroviário regional e potencialidades do subsistema ferroviário e aeroporto do Alentejo.

O seminário tem início marcado para as 15.00 horas e conta com as participações de universitários especialistas subscritores da Plataforma Alentejo e de dois especialistas franceses convidados: Eloïse Libourel, investigadora associada do LVMT - Laboratoire Ville Mobilité Transport, da Ecole Nationale des Ponts et Chaussées, France e Bruno Faivre D’Arcier, engenheiro economista, professor emérito da Universidade de Lyon 2.

Filipe Pombeiro, da Plataforma Alentejo, faz um balanço positivo do seminário realizado ontem, em Évora, destacando o envolvimento demonstrado nas participações e presenças desta cidade nesta realização. Acrescentou que isto demonstra que Évora está com a Plataforma Alentejo.

O professor José Caetano, da Universidade de Évora, frisou, nas suas declarações, que a Plataforma Alentejo é uma mais-valia, porque alia o caderno reivindicativo que apresenta à fundamentação técnica. Situação que, na opinião deste professor, contribui para a imposição de decisões sobre as matérias em que as reivindicações assentam.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.