Voltar

Mais 5300 hectares de regadio

Mais 5300 hectares de regadio


A EDIA já fez a apresentação pública do Aproveitamento Hidroagrícola de Cinco Reis/Trindade, integrado no subsistema de rega de Alqueva. Trata-se de maistrês Blocos de Rega, Cinco Reis, Chancuda e Trindade, que beneficia uma área total acima dos 5.300 hectares, que vão ficar disponíveis, de forma gradual, até março.

Este novo perímetro de rega abrange grandes propriedades e bons solos e por isso mesmo, José Pedro Salema espera que se consiga alcançar uma boa taxa de adesão ao regadio. Tendo a garantia de que o financiamento para a finalização das obras do regadio do Alqueva está assegurado, o presidente do Conselho de Administração da EDIA avançou o que ainda falta cumprir para atingir o objetivo de se ter em 2016, 120 mil hectares a regar.

Na apresentação pública deste novo perímetro de rega marcaram presença agricultores e proprietários e o presidente do Conselho de Administração da EDIA informou que o mesmo vai entrar em exploração na próxima campanha de rega e que, não vão ser cobrados os volumes de água utilizados, já que este "ano zero" é considerado o ano de testes.

Elídio Matos, agricultor, esteve presente, dispõe de uma propriedade neste novo perímetro de rega e diz que vai aproveitar esta oportunidade, apostando na conversão das suas culturas de sequeiros para produções regadas, de vinha, olival e amendoal. Lamenta contudo que só possa usufruir da água de Alqueva em março.

Esta nova área de rega, de 5300 hectares, vem juntar-se aos 68 mil já em exploração, prevendo-se para breve a entrada de mais 14 mil, correspondendo aos blocos de S. Pedro / Baleizão / Quintos, perfazendo um total de cerca de 88 mil hectares na campanha de 2015. Estão em curso, igualmente, as empreitadas que completam todo o Sistema Global de Rega de Alqueva, cerca de 120 mil hectares, que vão estar disponíveis na campanha de rega de 2016.

 


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.